Mulher trabalhadora é tema de mostra no Festival de Curtas de São Paulo

O Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo apresenta a seção “Feminino Plural”. São três programas com filmes brasileiros e de outros países latino-americanos que abordam aspectos do trabalho das mulheres – não necessariamente dirigidos por mulheres.

Para inaugurar a mostra, com curadoria de Beth Sá Freire e Zita Carvalhosa, o Festival oferece um happy hour especial no Foyer da Cinemateca Brasileira, hoje (27) às 18h30. O happy hour contará com a presença da diretora Ana Maria Magalhães. Seu filme “Mulheres do Cinema” compõe o primeiro programa, “Trabalhando desde sempre”, que traça um histórico bem humorado do tema. O filme de Ana Maria Magalhães, de 1976, é um retrato do trabalho de mulheres no cinema brasileiro na época. O evento também conta com a participação da realizadora gaúcha Ana Luiza Azevedo, que apresenta o curta “Três Minutos”, premiado em Cannes, na mesma mostra.

No programa “Tempo, tempo, tempo…” o trabalho da mulher é visto em paralelo com outras atividades que tradicionalmente cabem ao feminino, como o cuidado com a família. E em “E para o amor, nada?”, uma discussão sobre amor, trabalho e relacionamento.

Confira a seguir a programação completa:

FEMININO PLURAL 1 – TRABALHANDO DESDE SEMPRE

Dia 25/08 – 19h – Espaço Itaú de Cinema
Dia 27/08 – 20h – Cinemateca Brasileira – sala Petrobras
Dia 28/08 – 16h – CINUSP

A VELHA A FIAR
Humberto Mauro
RJ, 6’, pb, 1960
Sinopse: Utilizando tipos e costumes das antigas fazendas em decadência, o filme ilustra de forma bem-humorada uma tradicional canção popular sobre o ciclo da vida.
Diretor: Humberto Mauro

WANDA PIMENTEL
RJ, 8’, cor, 1973
Sinopse: Vida de mulher, vida de artista.
Diretor: Antônio Carlos da Fontoura

A MULHER DO ATIRADOR DE FACAS
SP, 10’, cor, 1988
Sinopse: O amor é uma faca afiada que fere, que corta, que zune veloz. A mulher do atirador de facas veste vermelho. As facas se cravam no alvo, cada vez mais próximas do corpo.
Diretor: Nilson Villas Bôas (Bhig)

TRÊS MINUTOS
RS, 6’, cor, 1999
Sinopse: Três minutos. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar sua vida, antes que caia a ficha.
Diretor: Ana Luiza Azevedo

ISAURA
Alex Sernambi
RS, 15’, cor, 2001
Sinopse: Uma telefonista se apaixona pela voz de um usuário do serviço despertador.
Diretor: Alex Sernambi

VIDA MARIA
CE, 9’, cor, 2008
Sinopse: Maria José é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Ao final, o início de um novo ciclo que vai reproduzir o seu passado no futuro de sua filha.
Diretor: Márcio Ramos

MULHERES DE CINEMA
RJ, 38’, cor, 1976
Sinopse: A participação profissional da mulher, como atriz ou integrante da equipe técnica ao longo da história do cinema brasileiro
Diretor: Ana Maria Magalhães

 

FEMININO PLURAL 2 – TEMPO, TEMPO, TEMPO…

Dia 26/08 – 17h – Espaço Itaú de Cinema
Dia 28/08 – 20h – Cinemateca Brasileira – sala Petrobras
Dia 29/08 – 16h – CINUSP

DOCE DE COCO
CE, 20’, cor, 2010
Sinopse: A família de Diana trabalha com cocadas caseiras. João retira os frutos do coqueiro para que Diana e Lúcia preparem os doces. Zacarias vende a produção na cidade. Certo dia, Diana vai para o rio com a mãe e tia Maria…
Diretor: Allan Deberton
MINUTO 200
Colômbia, 18’, cor, 2011
Sinopse: Uma senhora que vive sozinha se resigna a esperar pela morte, convencida de que ela baterá à sua porta assim que ela tiver gastado o último minuto pago de seu celular.
Diretor: Frank Benitez

ACERCADACANA
PE, 19’, cor, 2010
Sinopse: Nos anos 1990, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, 15 mil famílias foram expulsas de seus sítios na zona da mata de Pernambuco. Maria Francisca decidiu resistir.
Diretor: Felipe Peres Calheiros

EN ESPERA/À ESPERA
Equador, 14’, cor, 2010
Sinopse: Entre a cidade e o interior, formas modernas e sutis de escravidão se desenrolam. Uma garota espera, na beira da estrada, pelo caminhão que vai levá-la à cidade.
Diretor: Gabriela Calvache

ÁUREA
RJ, 16’, cor, 2009
Sinopse: Festa acabada, músicos a pé.
Diretor: José Buarque Ferreira

 

FEMININO PLURAL 3 – E PARA O AMOR, NADA?

Dia 27/08 – 19h – Espaço Itaú de Cinema
Dia 29/08 – 20h – Cinemateca Brasileira – sala Petrobras
Dia 30/08 – 16h – CINUSP

OBRERAS SALIENDO DE LA FÁBRICA/OPERÁRIAS SAINDO DA FÁBRICA
Chile, 21’, cor, 2004
Sinopse: Quatro mulheres. Dezesseis planos-sequência. Uma fábrica. Um longo corredor. O silêncio. O ruído. Um banheiro. Um cigarro compartilhado. A tristeza. O som da água quando se lava as mãos. A rotina.
Diretor: José Luis Torres Leiva

BABÁS
RJ, 20’, cor/pb, 2010
Sinopse: Fotografias, filmes de família e anúncios de jornais do século 20 constroem uma narrativa pessoal sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras, mostrando uma situação em que o afeto é genuíno, mas não dissolve a violência.
Diretor: Consuelo Lins

MIÉRCOLES 08 / MARTES 07/ QUARTA, 08 / TERÇA, 07
Chile, 25’, cor, 2010
Sinopse: Ana tenta evitar a demissão da fábrica. Ursula vagueia por Santiago com Bascuñan. Em meio ao clima político, mãe e filha tentam encontrar-se depois de sobreviver a esses dois dias da semana.
Diretor: Edison Cájas

QUEBRADEIRAS
SP, 26’, cor, 2009
Sinopse: As tradições seculares, as estratégias de sobrevivência e a rica cultura das quebradeiras de coco de babaçu da região do Bico do Papagaio, onde os Estados do Maranhão, Tocantins e Pará se encontram.
Diretor: Evaldo Mocarzel

LOS MINUTOS, LAS HORAS/OS MINUTOS, AS HORAS
Janaina Marquez Ribeiro
Brasil, Cuba, 10’, cor, 2009
Sinopse: Yoli sempre viveu com a mãe em um bairro humilde de Havana. Um dia, um homem a convida para sair e ela decide esperá-lo, rejeitando, pela primeira vez, a companhia da mãe.
Diretor: Janaina Marquez Ribeiro

A programação completa do 23° Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo está disponível no site www.kinoforum.org. O portal foi totalmente reformulado e permite que o visitante faça sua própria programação e também assista aos trailers de alguns filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.