CineSesc celebra 300 anos de nascimento de Rousseau com curtas e debate

No próximo dia 5 de setembro, o CineSesc apresenta uma programação especial em homenagem aos 300 anos de nascimento do filósofo e escritor nascido na Suíça, Jean-Jacques Rousseau, autor do clássico “O Contrato Social” e precursor de muitos conceitos que levaram a sociedade européia do século 18 ao Iluminismo.

Serão exibidos 17 curtas-metragens inspirados na obra de Rousseau, realizados por cineastas de diversos países e divididos em duas sessões. Entre as sessões acontecerá uma mesa de discussão composta por convidados suíços e brasileiros, cineastas e especialistas na obra rousseauniana, que debaterão temas ligados à obra de Rousseau e aos filmes exibidos.

Os 17 curtas-metragens, entre eles, trabalhos de cineastas consagrados como o tailandês Apichatpong Weerasethakul e o suíço Alain Tanner, fazem parte do projeto “La Faute a Rousseau”, que reúne ao todo 55 filmes de curta duração inspirados no filósofo suíço. A mesa de discussão no CineSesc contará com a presença do criador do projeto “La Faute à Rousseau”, Pierre Maillard, dos cineastas Michel Favre e Fabiana de Barros, além das especialistas em Rousseau, Yvette Jaggi (Suíça) e da filósofa Maria Constança Pissara (PUC-SP), dos historiadores da arte Enrico Natale (Suíça) e Paulo Kühl (UNICAMP). A mediação será da jornalista suíço-brasileira Lorette Coen (Le Temps, Genebra).

No Brasil, o projeto “Rousseau para Todos” é uma parceria do SESC São Paulo e do Consulado Geral da Suíça em São Paulo, com apoio da Présence Suisse.

Lista de curtas por programa:

1º PROGRAMA

GOAL de FULVIO BERNASCONI
ROUSSEAU CHEZ ALAIN TANNER de ALAIN TANNER
CONTRÔLE SOCIAL de NICOLAS WADIMOFF
CET ETRANGER de GÉRARD BOCHATON
NOS REVES, VOS CAUCHMARS de FELIPE MONROY
EMILE DE 1 A 5 de LIONEL BAIER
LE DON DES LARMES de MANUEL POLLS PELAZ
HUMAN RACE de SALAR SHAHNA
BARBARE ET SAUVAGES de DANIEL  SCHWEIZER

2º PROGRAMA

CHEMIN FAISANT de GEORGES SCHWIZGEBEL
HORS D´ATTEINTE de MIRJAM LANDOLT
MENUET de MILAGROS MUMENTHALER
SAXIFRAGES de SÉVERINE BARDE
OLD ORCHARD BLUES de EMILIE BEAULIEU-GUÉRETTE
NATURE HUMAINE de CAMILLE DE PIETRO
SAUDADE de FABIANA DE BARROS e MICHEL FAVRE
SAKDA de APICHATPONG WEERASETHAKUL

Rousseau para Todos
Local: CineSesc
Data: 5/09, quarta, às 19h30.
Grátis. Ingressos 1h antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.