Festival do Rio destaca programação britânica na mostra Foco Reino Unido UK-Brasil

Com a passagem da tocha olímpica de Londres para o Rio de Janeiro, os laços históricos entre as duas cidades são ainda mais reforçados com a homenagem ao cinema britânico feita pelo Festival do Rio deste ano, que acontece entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro.

Organizada em parceria com o British Council, a mostra Foco Reino Unido UK-Brasil terá sua gala no dia 1 de outubro, no Odeon Petrobras, com a première latina do filme Great Expectations, do diretor Mike Newell, adaptação do romance do célebre escritor inglês Charles Dickens.

O grande destaque do foco acontece no dia 4, com a exibição na praia de Copacabana do filme mudo de Alfred Hitchcock, The Pleasure Garden, de 1926. Em versão restaurada pelo British Film Institute’s National Archive (BFI), o filme será apresentado com a trilha sonora recentemente composta pelo compositor britânico Daniel Patrick Cohen executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, a OSB Jovem.

Entre os destaques da programação do Foco Reino Unido UK-Brasil estão as exibições dos quatro curtas realizados especialmente para a temporada Olímpica em Londres, pelos diretores Mike Leigh e Lynne Ramsay e do longa Londres, Babilônia Moderna, uma viagem no tempo ao coração da sua cidade, que começa no surgimento do cinema em Londres até 2012, com a cidade preparada para receber as Olimpíadas, de Julien Temple.

Uma retrospectiva do diretor brasileiro Alberto Cavalcanti, cujo trabalho vem sendo restaurado e preservado pelo BFI, será apresentada pela primeira vez no Rio. Carioca, Cavalcanti morou no Reino Unido de 1933 a 1950, trabalhando com John Grierson na GPO Film Unit e Ealing Studios. Entre os filmes do cineasta a serem exibidos está o Nicholas Nickleby, ainda considerado a melhor adaptação do clássico de Dickens, feito no Ealing Studios em 1947. No total, dez de seus filmes, entre curtas e longas serão exibidos.

O cinema contemporâneo do Reino Unido também será prestigiado pelo Festival do Rio com uma seleção que contempla grandes nomes do cinema inglês como Mike Leigh, Michael Winterbottom, entre outros. Dentre os novos talentos estão o diretor conhecido pelo seu trabalho no teatro, Rufus Norris, com seu filme de estreia selecionado em Cannes, Quebrado e o rapper celebridade Ben Drew, conhecido como Plan B, com seu filme Maus Modos e Sally El Hosaini e o seu Meu Irmão, o Diabo, premiado em Sundance.

Além dos filmes, diretores e atores ao Rio para reforçar o Foco Reino Unido UK-Brasil vem ao Rio especialmente para participar do Festival.

Em 2011, nove filmes britânicos foram lançados comercialmente no Brasil, vendendo mais de 6,6 milhões de ingressos, arrecadando US$ 36 milhões em bilheteria. Somente filmes brasileiros e americanos tiveram uma arrecadação maior no ano passado no Brasil.

A presença significativa de filmes britânicos no Festival acontece no contexto maior de um programa de artes com duração de quatro anos chamado Transform, liderado pelo British Council no Brasil e no Reino Unido em colaboração com mais de 25 organizações culturais britânicas e brasileiras.

Temas da indústria cinematográfica serão discutidos no RioMarket, mercado que acontece paralelamente ao Festival e que este ano também contará com uma forte presença britânica.

O programa completo do Artes do British Council para o Brasil inclui projetos que têm por objetivo estreitar os laços entre Brasil e Reino Unido. Os projetos do Transform têm o compromisso de promover a troca de conhecimento e a capacitação no setor de artes nos dois países. O Transform integra o Foco Reino UnidoUK-Brasil durante seus primeiros sete meses (de setembro de 2012 à março de 2013) e com diversas parcerias, incluindo essa com o Festival do Rio e outros projetos em música, artes visuais, economia criativa e artes performáticas.

Alguns títulos do Foco Reino Unido – UKBrasil
– GREAT EXPECTATIONS, de Mike Newell
– TRISHNA, de Michael Winterbottom
– MAIS UM ANO (ANOTHER YEAR),  de Mike Leigh
– QUEBRADO (BRONKEN), de Rufus Norris
– Monty Python – A Autobiografia de um Mentiroso (A Liar’s Autobiography – The Untrue Story of Monty Python’s Graham Chapman), DE Jeff Simpson, Bill Jones, Ben Timlett
– GUIA BRITÂNICO PARA EXIBICIONISTAS (The British Guide to Showing Off), de Jes Benstock
– MAUS MODOS (Ill Manors), de Ben Drew
– The Pleasure Garden, de Alfred Hitchcock
– MEU IRMÃO, O DIABO (My Brother The Devil) , de Sally El Hosaini
– SONHOS DE UMA VIDA (Dreams of a Life), de Carol Morley
– 9.79*, de Daniel Gordon

Olympic Films
– LONDRES, BABYLÔNIAMODERNA (London – The Modern Babylon), de Julien Temple
– CORRIDA DE OBSTÁCULOS (A Running Jump), de Mike Leigh
– A ODISSEIA (The Odyssey), de Asif Kapadia
– O NADADOR (The Swimmer), de Lynne Ramsey
– E SE…(What If), de Max Giwa e Dania Pasquini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.