Programa Cinema para Todos recebe inscrições para implantar cineclubes em escolas

O programa Cinema para Todos – iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – abre inscrições de 4 a 20 de setembro (até as 18h) para implantação de cineclubes em escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Para participar, as escolas devem se inscrever no site do Cinema para Todos (www.cinemaparatodos.rj.gov.br). A seleção das escolas será feita de 20 a 28 de setembro pela SEC, SEEDUC e por integrantes do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), de acordo com os critérios definidos no regulamento de convocação disponível no site acima.

Ao todo serão selecionadas 30 escolas da rede pública estadual de ensino para a implantação de cineclubes. Cada uma delas receberá um kit de equipamentos de áudio e vídeo (incluindo telão de 100 polegadas, projetor multimídia, leitor de DVD, mesa de som, caixas acústicas amplificadoras e microfone, entre outros) e acervo de DVDs com direitos de exibição liberados para esta atividade. Antes da inauguração dos cineclubes prevista para o início do ano letivo de 2013, os alunos e professores receberão uma oficina de capacitação cineclubista, na qual serão abordadas as questões técnicas, pedagógicas e gerenciais para a manutenção de um cineclube dentro da escola.

Os cineclubes implantados nas escolas deverão realizar sessões semanais para a comunidade escolar, a partir do acervo de filmes disponibilizado pelo programa Cinema para Todos. Poderão participar do processo de seleção escolas de todo o estado do Rio de Janeiro.

A divulgação do resultado desta convocação será no dia 1 de outubro, no site do Cinema para Todos (www.cinemaparatodos.rj.gov.br).

O grande avanço da implementação dos cineclubes é a ampliação do alcance do Programa, uma vez que, dos 92 municípios do Estado, apenas 28 possuem salas de cinema. Além disso, a ação pretende proporcionar a alunos e educadores uma nova experiência de envolvimento com o audiovisual, além de fortalecer a atividade cineclubista em diversos municípios do Estado.

O cineclubismo tem um papel estratégico na democratização do acesso e na difusão de obras audiovisuais muitas vezes preteridas no mercado exibidor. A implementação de cineclubes em escolas traz a conjugação de educação e cultura através de exibição de filmes e debates, complementando as ações já realizadas pelo Programa.

A meta do Cinema para Todos com mais esta ação é alcançar mais 200 mil espectadores entre alunos e educadores da rede pública estadual de ensino.

O Cinema para Todos (CPT) tem por objetivo estimular e democratizar o acesso dos alunos da rede estadual do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segmento Ensino de Jovens Adultos às salas de cinema. O programa atua em duas frentes: organizando sessões exclusivas para escolas e promovendo a distribuição de vales-ingresso gratuitos, que podem ser utilizados em qualquer dia e hora nas 65 salas de cinema conveniadas em todo o Estado, para todos os filmes brasileiros em cartaz, inclusive finais de semana e feriados, sem obrigação de uniforme ou apresentação de caderneta escolar.

O CPT já levou às salas de cinema mais de 700 mil espectadores de mais de mil escolas da rede estadual, que puderam assistir a mais de 100 filmes nacionais. Esse ano já foram exibidos no CPT filmes como “Xingu”, “O Palhaço” e “Heleno” e nesse mês de agosto estão em cartaz “Vou rifar meu coração”, “Corações Sujos” e “Diário de Tati”, além de “À beira do caminho”. Os 27 municípios beneficiados pelo programa são: Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Para este segundo semestre, estão previstas as estreias nos cinemas da comédia “Até que a sorte nos separe”, de Roberto Santucci; “Os penetras”, de Andrucha Waddington, com Marcelo Adnet; e “5 x Pacificação”, entre demais filmes nacionais que poderão ser vistos pelos alunos e professores neste período.

Os vales-ingresso podem ser retirados nas escolas pelos alunos, seguindo a classificação indicativa de cada filme. Em alguns casos, as sessões agendadas pelas escolas contam com a presença de direção e elenco dos filmes exibidos. O agendamento pode ser feito por e-mail: agendamento@cinemaparatodos.rj.gov.br ou por telefone 21 2220-3638 e 21 2524-6647.

O programa promove também oficinas de videointeratividade e encontros pedagógicos com os professores. Mais informações: www.cinemaparatodos.rj.gov.br ou www.facebook.com/cinemaparatodos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.