Livro sobre Paulo Emílio Salles Gomes é lançado hoje na Mostra

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a Cinemateca Brasileira e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, que promove o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e editou “Paulo Emílio Salles Gomes – O Homem que Amava o Cinema e Nós que o Amávamos Tanto”, promovem hoje, 26 de outubro, às 20h, no foyer da Cinemateca Brasileira, o lançamento do livro. Vários dos colaboradores desta publicação estarão presentes. Entre eles, a escritora Lygia Fagundes Telles, o professor Antonio Candido, o secretário Hamilton Pereira (presidente do Festival de Brasília), Ismail Xavier, Walnice Nogueira Galvão, Carlos Augusto Calil, Adilson Mendes, André Klotzel, Ricardo Dias, Claudio Khans, Inácio Araújo, entre outros.

Com um texto reflexivo e bem-humorado, o livro homenageia um dos fundadores do Festival de Cinema de Brasília, Paulo Emílio Salles Gomes (1916–1977). O livro é fruto de um projeto coletivo, mobilizou 63 pessoas e a equipe do Núcleo de Documentação da Cinemateca Brasileira, sob a organização da jornalista Maria do Rosário Caetano, repórter da “Revista de CINEMA”.

Primeiro, foram convocados dois nomes de fundamental importância na história de Paulo Emílio Salles Gomes: sua mulher, Lygia Fagundes Telles, e um de seus amigos mais próximos, Antonio Candido. Em seguida, dez articulistas para abordar a trajetória artística, intelectual e política de Paulo Emílio. Assinam os artigos nomes como Luzia Miranda e Pedro Veriano, Lúcio Vilar, Geraldo Veloso, Pablo Gonçalo, Fatimarlei Lunardelli, Walnice Nogueira Galvão, Ismail Xavier, Carlos Augusto Calil, Adilson Mendes e Mateus Araújo.

O livro também inclui uma entrevista com Paulo Emílio realizada por Carlos Reichenbach, junto com Inácio Araújo e Eder Mazini, para a revista “Cinegrafia” (1974), além de uma série de depoimentos afetivos de seus ex-alunos na USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.