Mostra reúne produções premiadas sobre as relações humanas

Reunir em um mesmo projeto diversas produções cinematográficas que têm como denominador comum o olhar sensível de seus realizadores para as relações humanas. Em síntese, esse é o objetivo da mostra de cinema “Delicadas Relações – O Cinema e as Relações Humanas”, que o Centro Cultural Banco do Brasil SP realiza a partir do dia 11 de outubro. Com curadoria assinada por Marcos Ribeiro de Moraes e Marilia Perracini, e apoio da distribuidora Imovision, a mostra levará ao cinema do CCBB SP um total de onze longas-metragens (entre produções nacionais e internacionais) que mostram de maneira bastante humana como os personagens lidam com seus dilemas de vida.

O projeto acontecerá nos dias 11, 12, 13, 14, 17, 18, 19, 20 e 21 de outubro, sempre com a apresentação de três filmes diferentes por dia.

A programação da mostra Delicadas Relações – O Cinema e as Relações Humanas divide-se em dois momentos. Na primeira semana, de 11 a 14 de outubro, serão exibidos filmes dedicados ao público infanto-juvenil, que também despertam o interesse do público adulto. São quatro longas: o anime japonês Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008), dirigido por Hayao Miyazaki; a premiada animação franco-belga Kiriku e a Feiticeira (1998); a animação australiana em stop motion Mary e Max – Uma Amizade Diferente (2009), e o francês O Pequeno Nicolau (2010).

Na semana seguinte, entre 17 e 21 de outubro, serão exibidos outros sete longas. Originários de diferentes cinematografias, esses filmes funcionam como uma lente de aumento sobre a fragilidade e sutileza das relações humanas, sejam elas de amor, amizade, familiar ou de cunho religioso. Separados, compõem uma série de perspectivas sobre as especificidades das interações humanas, suas diferenças de contexto e de culturas. Juntos, porém, transformam-se num mosaico coerente e inteligível para todo e qualquer espectador. São eles: Conversando com Mamãe (Argentina-Espanha, 2004), Lemon Tree (Israel-França-Alemanha, 2008), O Segredo do Grão (França, 2007), Almoço em Agosto (Itália, 2008), Swimming Pool – À Beira da Piscina (França-Grã Bretanha, 2003), Cinema, Aspirinas e Urubus (Brasil, 2005)  e Homens e Deuses (França, 2010).

A mostra busca evidenciar um tipo de cinema que privilegia as relações humanas nas narrativas, com um tripé conceitual dividido entre: diversidade de cinematografias e perspectivas estéticas e culturais; tramas com situações dramáticas insólitas, além de um olhar generoso frente aos dilemas dos personagens, comum a todos os realizadores desses filmes.

PROGRAMAÇÃO

Dias 11 e 12 de outubro, às 14h, e 14 de outubro, às 16h

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo)/ Japão / 2008 / 35mm / Cor / 101 minutos / Animação.

Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma, então, a decisão de tornar-se humana. Uma homenagem ao conto “A Pequena Sereia”, de H. C. Andersen.

Prêmios e Indicações: Indicado ao Leão de Ouro e Menção Honrosa de Inovação Digital no 65Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Direção e Roteiro: Hayao Miyazaki
Produção: Koji Hoshino e John Lasseter
Fotografia: Atsushi Okui
Som: Koji Kasamatsu
Montagem: Hayao Miyazaki e Takeshi Seyama
Trilha Sonora: Joe Hisaishi
Classificação Indicativa: Livre. Dublado

Dia 11 de outubro, às 16h e 13 e 14 de outubro, às 18h

Mary e Max – Uma Amizade Diferente (Mary and Max)/ Austrália / 2009 / 35mm / Cor e PB / 92 minutos / Animação.

Inspirado em uma história real, o filme conta a trajetória da inesperada amizade que surge entre uma garotinha intrépida, gordinha, australiana, de 8 anos, e um homem obeso, recluso, nova-iorquino, de 44. Essa relação percorre os anos demonstrando as nuances, vivências e posturas de vida de cada um. Tudo isso através de cartas. Embora considerados fora de seus padrões sociais, os dois conseguem encontrar afeto e compreensão por meio da amizade.

Prêmios e Indicações: Seleção Oficial do Festival de Cinema de Sundance de 2009, Vencedor do Grand Prize do Festival Internacional de Animação de Ottawa, Canadá (2009), Ganhador de Melhor Filme de Animação do Festival Internacional de Annecy (2009), Crystal Bear (Menção Honrosa) no 59o. Festival Internacional de Cinema de Berlim

Direção e Roteiro: Adam Elliot
Produção: Mark Gooder, Paul Hardart, Tom Hardart, Bryce Menzies, Jonathan Page
Trilha Sonora: Dale Cornelius
Vozes de: Tony Collette, Philip Seymour-Hoffman e Eric Bana
Classificação Indicativa: 12 anos. Legendado

Dia 11 de outubro, às 18h; 12 de outubro, às 16h e 13 de outubro, às 14h

Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la Sorcière)/ França-Bélgica-Luxemburgo / 1998 / DVD/ Cor / 74 minutos / Animação.

O filme retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d’água e roubou todo o ouro das mulheres. Kiriku é tratado de forma ambígua pelas pessoas de sua aldeia, por ser um bebê, é desprezado pelos mais velhos quando tenta ajudá-los, porém, quando realiza atos heróicos, suas façanhas são muito comemoradas, embora logo em seguida voltem a desprezá-lo. Apenas a sua mãe lhe trata de acordo com sua inteligência.

Prêmios e Indicações: Ganhador de Melhor Filme de Animação nos Festivais de Montreal (2000), Chicago (1999), Cartagena (1999), Annecy (1999), além do Prêmio Britânico de Animação na categoria de melhor longa-metragem de ficção (2002).

Direção e Roteiro: Michel Ocelot
Produção: Didier Brunner
Fotografia: Michel Ocelot
Som: Philippe Brunno
Montagem: Dominique Lefever
Música Original: Youssour N’Dour
Classificação Indicativa: Livre
Legendado no dia 11/10, Dublado nos dias 12 e 13/10.

Dia 12 de outubro, às 18h; 13 de outubro, às 16h e 14 de outubro às 14h

O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas)/ França-Bélgica / 2010 / 35mm / Cor / 91 minutos / Comédia.

Nicolau é um garoto muito amado pelos pais, que leva uma vida tranquila. Até o dia em que ouve uma conversa entre seus pais, que o faz achar que a mãe está grávida. Nicolau entra em desespero e já pensa no pior: ao nascer um irmão, eles deixarão de lhe dar atenção. Para escapar de seu terrível destino, o menino planeja com seus amigos várias estratégias que desembocam invariavelmente em trapalhadas hilárias. Transposição para o cinema do personagem da literatura infantil francesa criado por René Gosciny e Sempé, levou mais de cinco milhões de espectadores ao cinema só na França.

Prêmios e Indicações: Indicado ao César de Melhor Roteiro Adaptado e a Melhor Filme no European Film Awards.

Direção e Roteiro: Laurent Tirard
Produção: Genevieve Lemal
Fotografia: Denis Rouden
Trilha Sonora: Klaus Badelt
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier e Kad Merad
Classificação indicativa: Livre.Dublado

Dia 17 de outubro, às 16h e 19 de outubro, às 18h

Conversando com Mamãe (Conversaciones com Mamá) / Argentina-Espanha / 2004 / 35mm / Cor / 81 minutos / Comédia Dramática.

Mamá e seu filho Jaime vivem em mundos opostos. Ele tem família, filhos e uma vida confortável. Ela, esclerosada, vive uma vida simples, sozinha. Quando Jaimeé despedido da empresa em que trabalha, se vê em meio a dívidas e precisa de dinheiro: a única saída é vender o apartamento da mãe. Mas a grande surpresa é que ela tem um namorado 13 anos mais novo que ela, com quem pretende se casar e continuar morando neste apartamento.

Prêmios e Indicações: Ganhador de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Montreal 2004.

Direção e Roteiro: Santiago Carlos Oves
Produção: Pascual Condito, Luisa Matienzo, Mónica Roza E Santiago Carlos Oves
Fotografia: Aníbal Bosco
Montagem: Liliana Nadal
Trilha Sonora: Pablo Sala
Elenco: China Zorrilla, Eduardo Blanco, Ulises Dumont
Classificação Indicativa: 12 anos

Dia 17 de outubro, às 18h; 19 de outubro, às 20h e 21 de outubro, às 15h

Swimming Pool – À Beira da Piscina (Swimming Pool) / França-Grã Bretanha / 2003 / 35mm / Cor / 102 minutos / Suspense-Drama.

Sarah Morton é uma escritora inglesa cujos romances policiais conciliam sucesso de vendas e prestígio junto a crítica. A convite de seu editor, ela viaja para a casa de campo dele, na Provence francesa, onde supostamente vai encontrar a tranquilidade necessária para escrever seu mais novo livro. Mas a paz de Sarah é interrompida com a chegada de Julie, a filha do editor, uma adolescente linda e cheia de vida, por quem a escritora sentirá uma grande e imprevista atração. A interação entre essas duas mulheres de gerações e temperamentos distintos resulta numa thriller de suspense que surpreende o espectador no modo nada convencional como a trama se desenrola.

Prêmios e Indicações: Indicado à Palma de Ouro no 56o Festival Internacional de Cinema de Cannes e Ganhador de Melhor Atriz no European Film Award de 2003.

Direção: François Ozon
Roteiro: Emmanuele Bernheim e François Ozon
Produtores: Olivier Delbosc, Marc Missonnier
Fotografia: Yorick Le esaú
Montagem: Monica Coleman
Elenco: Charlotte Rampling, Ludivine Sagnier, Charles Dance
Classificação Indicativa: 16 anos

Dia 17 de outubro, às 20h; 19 de outubro, às 16h e 20 de outubro, às 17h

Lemon Tree (Lemon Tree) / Israel-França-Alemanha / 2008 / 35mm / Cor / 106 minutos / Drama.

Salma, uma viúva Palestina, vê seus amados limoeiros ameaçados quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel, se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro, e por isso precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação. Luta por justiça e respeito à diferença estão no centro desse drama delicado, no qual o conflito Israel/Palestina é tratado de maneira complexa, muito além do contexto da guerra e da tensão armada.

Prêmios e Indicações: Ganhador do Prêmio do Público na seção Panorama do 58o. Festival Internacional de Cinema de Berlim e no 56o. Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

Direção: Eran Riklis
Roteiro: Eran Riklis e Suha Arraf
Produção: Eran Riklis e Heimatfilms
Fotografia: Rainer Klausman
Trilha Sonora: Habib Shadah
Elenco: Hiam Abbass, Ali Suliman e Tarik Kopty
Classificação Indicativa: 14 anos

Dia 18 de outubro, às 16h e 21 de outubro, às 17h

Almoço em Agosto (Pranzo di Ferragosto) / Itália / 2008 / 35mm / Cor / 75 minutos / Comédia.

Giovanni é um homem de meia idade, que mora com sua mãe viúva, em Roma, e enfrenta problemas financeiros. Sabendo de sua complicada situação, Luigi, o proprietário do apartamento em que eles vivem, faz uma proposta: que Giovanni abrigue a mãe dele e sua tia Maria durante o feriado de 15 de agosto, em troca de um abatimento nos aluguéis atrasados. Sem alternativa, ele aceita. Logo Giovanni é obrigado, a contragosto, a assumir o papel de babá das senhoras alojadas em sua casa. Prêmios e Indicações: Melhor Filme de Estreia do 65o. Festival de Cinema de Veneza.

Direção e Roteiro: Gianni Di Gregorio
Produção: Matteo Garrone
Fotografia: Gian Enrico Bianchi
Montagem: Marco Spoletini
Elenco: Gianni Di Gregorio, Valeria De Franciscis e Marina Cacciotti
Classificação Indicativa: 12 anos

Dia 18 de outubro, às 18h e 20 de outubro, às 15h

Cinema, Aspirinas e Urubus / Brasil /2005 / 35mm / Drama / Cor / 100 minutos.

1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, a fim de vender um remédio “milagroso”. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar as diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.

Prêmios e Indicações: Selecionado para a Mostra Un Certain Régard do 58o. Festival Internacional de Cinema de Cannes, Prêmio do Júri na 29a. Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival do Rio 2005, Filme Indicado para Concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007.

Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes, Paulo Caldas e Karim Ainouz
Produção: Sarah Silveira, Maria Ionescu e João Vieira Jr
Fotografia: Mauro Pinheiro Jr
Trilha Sonora: Thomaz Alvez Souza
Elenco: João Miguel, Peter Ketnath e Hermila Guedes
Classificação Indicativa: 12 anos

Dia 18 de outubro, às 20h e 20 de outubro, às 19h

Homens e Deuses (Des Hommes e Des Dieux)/ França / 2010 / 35mm / Cor / 122 minutos / Drama.

Década de 90. Um grupo de oito monges franceses vive em um mosteiro localizado no alto de uma montanha na Argélia. Liderados por Christian, eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade muçulmana local, prestando serviços humanitários. No entanto, o contexto político é o de guerra civil, e grupos extremistas não aceitam a permanência dos religiosos. O exército oferece proteção contra as ameaças que surgem, mas os monges a recusam. Preferem levar sua vida de forma simples, dando continuidade à sua missão independente do que vier a acontecer com eles. Nasce daí o conflito existencial e religioso de cada um desses homens – ficar e aceitar um final trágico ou partir e desistir de sua missão? Baseado em fato histórico real.

Prêmios e Indicações: Grande Prêmio do Júri do 63o. Festival Internacional de Cinema de Cannes e o César de Melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante em 2011.

Direção: Xavier Beauvois
Roteiro: Etienne Comar
Produção: Pascal Caucheteux, Etienne Comar
Fotografia: Caroline Champetier
Elenco: Lambert Wilson, Michael Lonsdale e Olivier Rabourdin
Classificação Indicativa: 12 anos

Dia 21 de outubro, às 20h

O Segredo do Grão (La Graine et le Mulet)/  França / 2007 / 35mm / Cor / 151 minutos / Drama.

Slimane Beiji é um veterano reparador de barcos numa pequena cidade portuária no sul da França. Prestes a ser demitido, decide pedir a aposentadoria e, com a indenização, abrir um restaurante flutuante cujo prato principal será o famoso cuscuz marroquino. Para a empreitada ele vai precisar da ajuda de toda a família, que inclui a atual mulher e enteada, além da ex e outros parentes. O grão, ou a semolina para o cuscuz, é a metáfora da resistência da cultura árabe do norte da África inserida na cultura européia francesa. E  Rym, a jovem enteada de Slimane, a síntese dessa miscigenação.

Prêmios e Indicações: Prêmio Especial do Júri e Melhor Atriz Revelação  no 64o. Festival de Cinema de Veneza de 2007 e César de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Revelação em 2008.

Direção e Roteiro: Abdellatif Kechiche
Produção: Claude Berri
Fotografia: Lubomir Bakchev
Montagem: Ghalya Lacroix, Camille Toubkis
Elenco: Habib Boufares, Hafsia Herzi, Farida Benkhetache, Abdelhamid Aktouche, Bouraouïa Marzouk
Classificação Indicativa: 14 anos

MOSTRA DE CINEMA – DELICADAS RELAÇÕES – O CINEMA E AS RELAÇÕES HUMANAS

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Cinema: 70 lugares (Sujeito a lotação).
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada)
Informações: (11) 3113-3651/ 3113-3652
www.bb.com.br/cultura  / www.twitter.com/ccbb_sp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.