Festival CineFuturo recebe inscrições para oficinas

O VIII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual-Festival CineFuturo abriu inscrições para duas oficinas que serão realizadas durante o evento, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador, Bahia, de 9 a 14 de novembro. A primeira Oficina, “O Uso do Som no Cinema”, será ministrada pelo premiado editor de som Waldir Xavier, e tem por objetivo apresentar os diversos elementos que constituem a banda sonora de um filme, como um elemento determinante na composição estética da linguagem cinematográfica. A partir da análise do desenho de som de alguns filmes, será detalhado o trabalho do editor de som ou sound designer, desde o conceito definido pelo diálogo com o diretor do filme até a edição das pistas preparadas para a mixagem.

A segunda Oficina, “Videoativismo e Cinema como Ferramenta”, ministrada por Alan Schvarsberg (“Marcha das Vadias” – Direção e Fotografia), versa sobre as possibilidades narrativas por meio do audiovisual para a produção de conteúdo de engajamento político, social, ambiental etc. A proposta é pensar o cinema como intervenção direta no real e na produção objetiva dos imaginários coletivos urbanos (Coletivo Muruá).

As inscrições, gratuitas, estão sujeitas à prévia análise curricular dos interessados, e devem ser feitas através do site www.cinefuturo.com.br. A lista dos aprovados será divulgada também pelo mesmo site.

Além das oficinas, o VIII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual-Festival CineFuturo terá quatro mesas-redondas. A primeira, debate “O Cinema experimental na contramão do mercado”, no dia 12 de novembro, às 10h, no Espaço Itaú, tendo como palestrantes Guimar Ramos, Ivana Bentes e Tarek Elhaik.​

A segunda acontece no dia 13, às 10h, debatendo “Vivemos o Ocaso da Crítica Cinematográfica?”, com a participação de Cássio Starling, Franco Marineo e Sihan Felix.

Na terceira, também no dia 13, às 15h, Ceci Alves, Daniel Lisboa, Henrique Dantas, Fabio Rocha e Carlos Pronzato discutem “ Qual O Futuro do Cinema Baiano?”. E para encerrar, no dia 14, às 10h, Franco Marineo fala sobre “O Cinema Inventivo de Orson Welles”. Todas as mesas acontecem no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro.

A Oitava Edição do Seminário-Festival CineFuturo terá ainda Diálogos, Mostra Internacional de Filmes, Mostra Competitiva de Curtas, Mostra de Cinema Experimental, Mostra de Cinema Baiano, Retrospectiva Orson Welles, Mostra de Cinema Ambiental e Indicados EFA (Mostra de Curtas-Metragens Europeus Premiados), além da presença do cantor Ney Matogrosso e da atriz e diretora Helena Ignez na abertura do evento, no dia 9, às 16h30, com a exibição de “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, seguida do Diálogo “O Reinventar do Bandido da Luz Vermelha”, com a participação dos dois.

A programação completa do festival pode ser conferida no site www.cinefuturo.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.