Festival de videoclipe recebe inscrições

São Paulo recebe a primeira edição do Music Video Festival (m-v-f-) com a exposição “Spectacle: The Music Vídeo”, screenings, palestras com convidados nacionais e internacionais e o primeiro m-v-f- Awards, que vai premiar profissionais da área do videoclipe.

Além das ações programadas para acontecer durantes os meses de dezembro de 2012 à janeiro de 2013, o Music Vídeo Festival (m-v-f-) promoverá sua primeira premiação dedicada a profissionais nacionais e internacionais do audiovisual que se destacaram na arte do videoclipe no último ano.

Cinco categorias irão premiar diretores do mundo inteiro, que serão julgados por profissionais consagrados do mercado, jornalistas e pelo público. São elas:

Melhor Videoclipe Nacional/ Escolha do Júri
Melhor Videoclipe Nacional/ Escolha do Público
Melhor Videoclipe Internacional/ Escolha do Júri
Melhor Videoclipe Internacional/ Escolha do Público
Future Talent by Mixer

O Future Talent by Mixer terá o intuito de descobrir novos talentos do cenário audiovisual, gerando interesse de trabalho na área de videoclipes e incentivando o desenvolvimento do mercado brasileiro de clipes. O prêmio convocará novos diretores, com até 30 anos de idade, e ainda não tenham realizado seu primeiro clipe. O vencedor ganhará estrutura profissional e será orientado pelo diretor Seb Caudron e equipe da produtora Mixer para colocar suas ideias em prática num vídeo oficial para a música “Great Strings” da banda Holger. O videoclipe irá estrear na MTV e m março de 2013.

Seb Caudron desenvolveu uma brilhante carreira na França, seu país de origem, e também nos EUA, onde morou por cinco anos. Em 2012, chegou para integrar o time da Mixer em São Paulo. É reconhecido internacionalmente como um multitalentoso e criativo diretor e supervisor de efeitos visuais. Dentre suas produções de VFX (efeitos visuais de pós-produção), estão vídeos premiados criados para Jay-z, Rhianna, Janet Jackson, Robbie Williams, Black Eyed Peas, além de filmes como “A Hora do Pesadelo”, “O Quinto Elemento” e “Ladrão de Sonhos”. Foi subdiretor do filme “Piaf, Um Hino ao Amor”, premiado duas vezes pelo Academy Award.

As categorias Melhor Videoclipe Nacional e Melhor Videoclipe Internacional estão abertas para inscrições de diretores brasileiros e de vários países do mundo e irão premiar profissionais responsáveis pelos melhores trabalhos de 2012. A escolha será feita pelo público e também por um júri especial, formado pelo músico e diretor Jerry Casale, a produtora francesa Ophélie Beaurepaire, o jornalista Alexandre Matias, a VJ Gaía Passarelli da MTV e a diretora Kátia Lund.

Casale é vocalista, baixista e tecladista do Devo e foi responsável pelos videoclipes da banda –bastante modernos para a época – desde os anos 70 até hoje. Ainda dirigiu clipes de outras bandas importantes, tais como “I’ll Stick Around”do Foo Fighters (de 1995) e filmes de comerciais.

Ophélie é diretora e organizadora do festival de clipes francês Protoclip (www.protoclip.com), que acontece anualmente em Paris e está em sua oitava edição.

Alexandre Matias é jornalista especializado em música, arte e tecnologia. É diretor de redação da revista Galileu (ed. Globo) e dono do site Trabalho Sujo, além de colaborador de diversos veículos de música e comportamento. Foi editor da revista Play e do caderno Link do jornal O Estado de S. Paulo.

Gaía Passarelli foi criadora e editora do site www.rraurl.com entre 1997 e 2010, o primeiro e mais importante a tratar do universo da música eletrônica no Brasil. Desde 2011, é repórter e host da MTV Brasil, à frente do programa de novas tendências musicais Goo MTV e do híbrido TV-internet MTV1. Também colabora para as revistas Rolling Stone Brasil e Noize Magazine.

Antes de se tornar diretora, Kátia Lund ralou bastante como assistente de direção no Brasil e exterior. Já assinou diversos projetos como diretora e roteirista para cinema, séries para TV e videoclipes, como o clipe de O Rappa, “A Minha Alma”, o curta “Palace II”, o longa de ficção “Cidade de Deus” e a série “Cidade dos Homens”. Atualmente, faz parte do casting de diretores da BossaNovaFilms.

Para participar de qualquer categoria, os interessados devem acessar o site www.musicvideofestival.com.br, ler o regulamento disponível na página dedicada aos Awards e preencher a ficha de inscrição até dia 10/01/2013. Para as categorias profissionais, o prazo de inscrição vai até 05/01/2013.

Com apoio da MTV e da Recheio Digital, será disponibilizado um sistema de votação on-line para que o público também escolha seu vídeo favorito até 18/01/2013.

Embora tenha uma enorme influência nas cultura pop, musical e cinematográfica, na moda e na propaganda, o videoclipe como forma de expressão de arte ainda não recebeu a devida consideração no Brasil. O primeiro Music Video Festival (m-v-f-) surge com o intuito de divulgar e celebrar a produção audiovisual de vídeos musicais, e para dar destaque à sua importância e influência como expressão criativa, tecnológica, cultural e mercadológica.

Veja a programação do evento:

  • Spectacle: The Music Video – exposição itinerante internacional com ambientes imersivos, fotografia, apresentações de vídeos, objetos e instalações interativas, qu e ocupará o primeiro e segundo andares do MIS de 12/12/2012 a 27/01/2013;
  • Festival m-v-f- – um dia dedicado a video screenings, palestras, atividades e premiações envolvendo convidados brasileiros e internacionais, dia 19/01/2013;
  • m-v-f- Heineken Screenings – uma programação quinzenal com documentários musicais inéditos e programas relacionados ao videoclipes – 13 e 20/12/2012 e 10/01/2013;
  • m-v-f- Awards – cinco categorias, onde público e júri especializado (formado por profissionais nacionais e internacionais) irão premiar os diretores dos melhores videoclipes de 2012 e apontar um novo talento do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.