RioContentMarket contará com a presença de importantes players britânicos

Com 35 participantes, oriundos de 34 empresas, entre produtores de séries de TV, publicidade, branded content, animação, documentário e também de cinema, a delegação inglesa presente no RioContentMarket 2013 movimentará as rodadas de negócios e painéis do evento.

A comitiva britânica no evento é composta por representantes da PACT (Producers Alliance for Cinema and Television) e do IPA (Institute of Practicioners in Advertising). Nomes como Donald Taffner, produtor das séries Miranda, My Family, Too Close For Comfort, Talk About, As Time Goes By e Barney Lankester-Owen, representante da FlowFilms – dedicado à produção de “docuverts”, ou  documentários-propaganda que unem conteúdo à marca de maneira inovadora – são alguns players confirmados nos painéis do evento.

Uma das empresas que fazem parte do grupo britânico é a Bedlam Productions, produtora de O Discurso do Rei. A produção de 2010 da Bedlam Productions e See Saw Films foi vencedora de melhor filme, ator, diretor e roteiro original no Oscar 2011. Outros destaques da comitiva também no evento são: Rare Day, Boom Pictures, TheCultureGroup – especialistas em desenvolvimento de projetos em branded content e com foco em conteúdo multiplataforma – e representantes da Nine Lives, focados em projetos documentais exibidos pelos maiores broadcasters do Reino Unido e EUA.

A Inglaterra é um dos mercados-alvo da indústria audiovisual brasileira e um modelo a ser seguido. No Reino Unido, a Lei de Comunicações de 2003 exigiu que todos os canais abertos reservassem no mínimo 25% de seu tempo de transmissão para “uma variedade e diversidade de produções independentes”. Em 2009, o horário nobre da TV britânica chegou a ter 50% de produções independentes nos chamados programas originais, isto é, programas inéditos feitos pela própria emissora ou por produtores independentes, o que ajudou a alavancar a produção dos conteúdos nacionais britânicos.

Na primeira vinda da delegação britânica ao RioContentMarket, em 2012, a comitiva trouxe 18 produtoras ao evento que, além de realizar encontros de negócios, reuniu os representantes da PACT (Producers Alliance for Cinema and Television), John McVay e Dawn McCarthy, com membros da Ancine e SAv, em reuniões articuladas pela ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV).

Na ocasião, a ABPITV e PACT assinaram um protocolo de cooperação e coprodução audiovisual como ferramenta de promoção e desenvolvimento da produção audiovisual entre os dois países. A vinda da delegação britânica para o RioContentMarket é uma das ações estratégicas da entidade, pois o Reino Unido é um dos mercados-alvo da indústria audiovisual brasileira, definidos após estudos da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil.

Este ano, a delegação inglesa da PACT presente no RioContentMarket terá 24 participantes, oriundos de 23 empresas, entre produtores de séries de TV, publicidade, branded content, animação, documentário e também de cinema. As produtoras associadas à ABPITV e ao Brazilian TV Producers inscritas no evento com a credencial verde poderão participar de Rodadas de Negócios com a delegação da PACT. Os encontros serão realizados nos dias 20 e 21, a partir das 9h30.

Em setembro do ano passado, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro adjunto de Comércio e Investimentos do Reino Unido, Lorde Green de Hurstpierpoint, formalizaram em Brasília o acordo bilateral de coprodução cinematográfica entre Brasil e Reino Unido, fortalecendo o intercâmbio comercial e cultural entre as nações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.