Escola promove ciclo de palestras gratuitas com cineastas nacionais e internacionais

A Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema – AIC é um dos eventos mais tradicionais e esperados da escola e já se tornou parte integrante da agenda cultural paulistana. A edição de 2013 acontece de 4 a 7 de fevereiro e terá como convidados:

Thaís Fujinaga, premiada roteirista de curta-metragens, abre o ciclo com a palestra sobre “O conhecimento acadêmico no mercado de trabalho cinematográfico”.

Fernando Severo, com vasta experiência em edição, direção e roteirização de curtas e longas-metragens, ministrará a palestra“Direção e Roteiro de curtas-metragens no Brasil no século 21”.

Lucia Puenzo, escritora, diretora e roteirista argentina, que ganhou mais de 20 prêmios internacionais, incluindo o Grand Prix, no Festival de Cannes (2007), por seu filme XXY, abordará o tema “Literatura, cinema e a arte audiovisual latino-americana na contemporaneidade”.

Roque González, que trabalha como consultor no INCAA (a Ancine da Argentina) e na Fundación del Nuevo Cine Latino-americano, encerrará o ciclo de palestras com o tema “O mercado latino-americano de curtas-metragens: tecnologias, tendências e debates”. A Semana de Orientação inaugura o calendário de aulas do Filmworks – Curso Técnico em Direção Cinematográfica, um dos mais completos cursos de formação de cineastas do Brasil. Já participaram deste evento nomes internacionais como o cineasta uruguaio Adrian Biniez (Gigante), a argentina Lucrecia Martel (A Menina Santa), além de ilustres brasileiros como Bráulio Mantovani (Tropa de Elite 2), João Moreira Salles (Entreatos), José Wilker, Vicente Amorim (Corações Sujos) e Karim Ainouz (Madame Satã e O Abismo Prateado), entre outros. Na programação, todos os dias durante a primeira semana de fevereiro, haverá a exibição de um filme, antes das palestras com os diretores/cineastas acima, que são abertas ao público, gratuitamente, mediante confirmação de presença. 

PROGRAMAÇÃO

04.02 – Segunda-feira

17h00 – Exibição dos filmes “Professor Godoy”, “Ontem” e “Momento de Transição”, vencedores do Filmworks Film Festival 2010, 2011 e 2012.

18h00 – Exibição do filme “L” (Curta-metragem), de Thaís Fujinaga

19h30 – Palestra com Thaís Fujinaga
Tema: “O conhecimento acadêmico no mercado de trabalho cinematográfico”

05.02 – Terça-feira

17h00 – Exibição do filme “Corpos Celestes”, de Fernando Severo

19h30 – Palestra com Fernando Severo
Tema: “Direção e Roteiro de curtas-metragens no Brasil no século 21”

06.02 – Quarta-feira

17h00 – Exibição do filme “XXY”, de Lucia Puenzo

19h30 – Palestra com Lucia Puenzo
Tema: “Literatura, cinema e a arte audiovisual latino-americana na contemporaneidade”

07.02 – Quinta-feira

17h00 – Exibição dos filmes “Professor Godoy”, “Hattari” e “O Homem na Neblina”

17h30 – Bate-papo com os diretores e ex-alunos Gui Ashcar  e André Neves
Tema: “Vida e carreira no cinema e audiovisual”

19h30 – Palestra com Roque González
Tema: “O mercado latinoamericano de curtas-metragens: tecnologias, tendências e debates” 

 

Academia Internacional de Cinema – AIC
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP – Próximo ao metrô Marechal Deodoro
Tel: 11 3826-7883
www.aicinema.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.