Tainá – A Origem
O filme conta a história de Tainá, uma indiazinha órfã de 5 anos de idade, que sonha em se tornar uma guerreira e descobrir sua verdadeira origem. Ao longo do caminho, ela faz amigos surpreendentes como Laura, uma garota da cidade, perdida na selva, e Gobi, um indiozinho nerd. Eles aprendem a superar as mútuas diferenças enquanto atravessam sua movimentada jornada. Tainá confronta o inimigo ancestral de sua família, Jurupari, a encarnação do Mal, que quer destruir a floresta.
As filmagens foram divididas em duas etapas. A primeira, das águas, foi rodada em Alter do Chão, em Santarém (PA), considerada a maior praia fluvial do mundo. A segunda, de terra, foi filmada na Ilha de Santana (AP), uma deslumbrante área de floresta, onde está a grande árvore: uma samaúma de 62 metros de altura de 15 de diâmetro. O filme não tem cenas rodadas em estúdio, foram oito semanas de imersão na natureza.
Para interpretar Tainá no início da vida, a escolhida foi a pequenina Wiranu Tembé, uma indiazinha de cinco anos, da aldeia Tekohaw, do Pará. Wiranu não falava uma palavra de português antes de ser descoberta pela equipe do filme.