Evil Dead – A Morte do Demônio [Arquivos Mortos]

O filme Evil Dead (1981), lançado originalmente no Brasil como A Morte do Demônio, foi escrito e dirigido por Sam Raimi, diretor mais conhecido pela primeira trilogia do Homem-Aranha (2002, 2004 e 2007) e de Oz: Mágico e Poderoso (2013). Raimi é também o responsável pela refilmagem deste clássico que une horror e comédia que estreou recentemente, tendo escrito o roteiro e cuidado da produção executiva.

“Evil Dead” conta a história de como Ash – interpretado com tanta competência e inventividade por Bruce Campbell, que acabou por se tornar um ícone – e seus amigos vão para uma cabana no meio da floresta para curtir as férias (como todo filme clássico de terror que se preze) e acabam encontrando um antigo livro encadernado com pele humana e escrito com sangue, o “Livro dos Mortos – Necronomicon”, homenagem ao mestre dos contos de terror H.P. Lovecraft. Ao tentarem descobrir do que se trata a obra, acabam por liberar demônios, que vão partir com tudo para cima dos jovens.

Feito com pouquíssimo dinheiro e filmado no interior do Tennessee com uma steadycam feita em casa, o longa é praticamente uma cartilha para quem deseja produzir os seus próprios filmes. Uma mistura sem comparações de terror sangrento e humor vulgar que influenciou gerações de fãs e futuros cineastas, como Peter Jackson (diretor de “O Hobbit” e da trilogia “O Senhor dos Anéis”), que garante ter sido muito influenciado no início da carreira pelo clássico de Raimi para realizar os seus filmes de terror, “Trash – Náusea Total” (“Bad Taste”, de 1987) e “Fome Animal” (“Braindead”, de 1992). O filme original chegou a ter duas sequências delirantemente diferentes, mas não menos criativas, “Uma Noite Alucinante 2” (“Evil Dead II”, de 1987) e “Uma Noite Alucinante 3” (“Army of Darkness”, de 1992).

Para escrever o livro, o aclamado crítico de cinema Bill Warren teve acesso total ao arquivo de Raimi e das três produções e nos revela detalhadamente e sem censura alguma o making of dos filmes, incluindo longas e exclusivas entrevistas com o elenco e a equipe de produção; fotografias raras e inéditas da filmagem; o storyboard; esboços dos concepts e figurinos dos demônios; histórias dos bastidores das filmagens, entre outros.

Em “Evil Dead – A Morte do Demônio [Arquivos Mortos]”, que integra a coleção “Dissecando”, da Editora DarkSide, Warren analisa minuciosamente o trabalho de Raimi, que bebe em outros clássicos da comédia pastelão como “Os Três Patetas” e “O Gordo e o Magro”. O novo filme é dirigido pelo estreante diretor uruguaio Fede Alvarez.

Sobre o autor: Bill Warren é crítico e historiador de cinema. Nasceu em 1943 no Estado americano do Oregon, mudando-se para a Califórnia aos 23 anos, quando passou a ter bastante contato com diretores e produtores. Participante ativo da Los Angeles Science Fantasy Society (associação de fãs e produtores de ficção-científica e fantasia de Los Angeles), publicou seus contos de sci-fi ainda naquela época, além de organizar convenções do gênero. Contribuiu para guias sobre cinema (“Reference Guide to Fantastic Films”, 1972; “Leonard Maltin’s Movie Guide”, 1978) e seu livro “Keep Watching the Skies! American Science Fiction Movies of the Fifties” (1982 e um segundo volume em 1986) traz uma massiva pesquisa sobre filmes sci-fi dos anos 1950-1960, uma das razões para ele ser considerado, ainda hoje, uma sumidade no meio da crítica sobre ficção científica, fantasia e horror.

Evil Dead – A Morte do Demônio [Arquivos Mortos]
Autor: Bill Warren
Tradução: Dalton Cunha
Editora: DarkSide
Páginas: 320 páginas
Preço: R$ 49,90 (brochura) e R$ 64,90 (capa dura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.