Lucrecia Martel é a próxima convidada de workshop em Curitiba

Mundialmente premiada pelos filmes O PântanoA Menina Santa e A Mulher sem Cabeça, a diretora e roteirista argentina Lucrecia Martel é um dos nomes mais celebrados do cinema contemporâneo. Recentemente, seu primeiro longa-metragem, O Pântano (2001), foi eleito o filme latino-americano mais importante da década por críticos, programadores e profissionais de cinema de Nova York.

Nos dias 4 e 5 de maio, Lucrecia ministra um workshop de roteiro no projeto Ficção Viva, com vagas limitadas a 20 alunos por meio de seleção. Pensar a narrativa no cinema a partir do som é a proposta do workshop, que parte de arquivos de som gravados pelos participantes e dos projetos que eles estão desenvolvendo para debater questões como o lugar do narrador, a oralidade, sistemas de diálogos e a matéria sonora. As inscrições se encerram no dia 22 de abril, e podem ser feitas pelo site www.ficcaoviva.com.

A diretora também participa de bate-papo aberto ao público após a projeção de A Mulher sem Cabeça, de 2008, no sábado, 4 de maio, às 20h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. A entrada é franca, com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão.

Em 2013, Lucrecia volta ao set de cinema para rodar seu quarto longa-metragem, uma adaptação do romance Zama, de Antonio Di Benedetto. Mais uma vez, a produção leva o selo da argentina Lita Stantic e dos irmãos Pedro e Augustín Almodóvar, da produtora espanhola El Deseo. Esta será a primeira adaptação literária da diretora, que anos atrás levaria à telona o antológico HQ argentino O Eternauta, projeto que não foi levado adiante.

Nascida em Salta, noroeste do país, Lucrecia Martel mudou-se para Buenos Aires em 1986, onde cursou Ciências da Comunicação e Animação na Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC). Realizou alguns curtas-metragens, entre eles Rey Muerto (1995), e dirigiu a série de televisão Magazine for Fai. Em 2001, ganhou fama após conquistar o prêmio Alfred Bauer do Festival de Berlim com O Pântano (La Ciénaga). Seus filmes seguintes, A Menina Santa (La Niña Santa, 2004) e A Mulher sem Cabeça (La Mujer sin Cabeza, 2008) participaram da Mostra Oficial do Festival de Cannes.

Após o workshop com Lucrecia Martel, em maio, o Ficção Viva recebe, em junho, o último convidado da atual temporada: o mexicano Carlos Reygadas, vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes de 2012 pelo filme Post Tenebras Lux, que será exibido durante o evento. Em agosto, acontece o lançamento de um livro de entrevistas com todos os participantes desta edição. 

 

Ficção Viva II – O Roteiro Cinematográfico

Workshop com Lucrecia Martel
De 4 e 5 de maio (sábado e domingo), das 10h às 12h e das 14h às 18h

5º Encontro
4 de maio (sábado) às 20h
Exibição do filme A Mulher sem Cabeça, seguida de bate-papo com Lucrecia Martel
Local: Auditório do MON – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico)
Entrada franca. Distribuição de ingressos 01 hora antes do evento.

Mais informações: www.ficcaoviva.comwww.facebook.com/ficcaovivainfo@ficcaoviva.com55 41 3324-3377.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.