Mostra apresenta os 34 anos de carreira de Walter Carvalho

A Caixa Cultural do Rio de Janeiro apresenta, até 14 de abril, a mostra “A Luz (Imagem) de Walter Carvalho”, que exibirá 41 produções, entre longas-metragens, curtas, minisséries e telefilmes, em homenagem ao diretor de fotografia, que comemora 34 anos de carreira em 2013. Na abertura para convidados, dia 1º de abril, será exibido o curta “MAM S.O.S.”, dirigido por Carvalho em 1978, ano em que o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro sofreu um incêndio.

A mostra será um passeio pela história do cinema brasileiro, nos últimos 40 anos, abrangendo a evolução da fotografia, a narrativa e os meios de produção. A seleção de filmes mostra a versatilidade de Walter Carvalho, pois reúne obras de cineastas tão distintos como Cláudio Assis, Julio Bressane, Walter Salles Jr., João Moreira Salles, Sandra Werneck, Ruy Guerra e Karim Aïnouz, entre outros.

Carvalho já assinou a fotografia de 73 produções. “Quando se fala em fotografia para cinema, no Brasil, o primeiro nome que vem é de Walter Carvalho. Mesmo com 7,5 graus de miopia, ele consegue encantar o espectador com uma luz que emociona e chama a atenção. A mostra será uma aula de história do cinema brasileiro, nos últimos anos, englobando não só a evolução da fotografia, mas também da narrativa e dos meios de produção”, explicam os curadores Breno Lira Gomes e Carla Barbosa.

Paraibano de João Pessoa, nascido em 1947, Walter Carvalho começou sua carreira com remanescentes do Cinema Novo, trabalhou com nomes surgidos nos anos 1980 e ganhou grande destaque a partir da Retomada. Walter não se limitou a assinar a fotografia dos filmes, também dirigiu seus próprios filmes como “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, “Budapeste”, “Moacyr Arte Bruta” e “MAM S.O.S.”, além de assinar a codireção de “Cazuza – O Tempo Não Para” e “Janela da Alma”. Sua estreia na ficção foi em “Boi de Prata”, de Augusto Ribeiro Jr., produto da primeira safra da política da Embrafilme de implantar novos polos cinematográficos em convênio com os estados. Também trabalhou em parceria com o irmão Wladimir Carvalho e com o filho Lula Carvalho.

Para o dia 6 de abril (sábado), a programação da mostra traz uma aula máster com Walter Carvalho, na qual ele vai falar sobre cinema e fotografia. Também estão confirmados debates de cineastas, diretores e atores, entre eles, Vladimir Carvalho, João Moreira Salles, Leonardo Medeiros, Marcello Maia, João Jardim, Julio Bressane, Ruy Guerra, José Luiz Villamarim e o roteirista George Moura.

Confira a programação completa da mostra no site da Caixa Cultura www.caixa.gov.br/caixacultural.

Mostra “A Luz (Imagem) de Walter Carvalho”
Data: até 14 de abril de 2013 (terça-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes), Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.