Cinema: Arte & Indústria
O cinema é arte ou meio de comunicação? Arte a serviço da estética ou indústria de entretenimento? Esse dúplice aspecto tem levado os estudiosos, ao longo dos mais de cem anos que nos separam do advento do cinema, a pesquisar ora a sua visão estética, ora o impacto dos filmes no mercado consumidor.
Cinema: Arte & Indústria, de Anatol Rosenfeld, que a Editora Perspectiva publica em sua coleção Debates, disseca esses aspectos, repassando a história do cinema, examinada por alguém que, fundamentado em sólida formação cultural e também em outras áreas, domina a linguagem cinematográfica e esmiúça detalhes por vezes técnicos, lastreado numa curiosidade permanente e no embasamento vivencial que impregnam o seu trabalho. Trata-se de um livro que introduzirá o leitor, pelas agudas abordagens e análises filosóficas e artísticas do ensaísta, na tessitura do pensamento estético-cinematográfico, que decorre não menos de suas vivências e experiências num momento histórico relevante na Alemanha pré-hitlerista, o qual foi na verdade uma fase áurea da configuração e sedimentação da linguagem fílmica.
N. Fernandes e J. Guinsburg
Sobre o autor: Anatol Rosenfeld nasceu em 1912, na Alemanha. Estudou na Universidade de Berlim. Interrompeu o doutorado, forçado pela situação política e pelas Leis Discriminatórias de Nürenberg (1935). Chegou ao Brasil em 1937. Trabalhou como colono de fazenda e como caixeiro viajante. Retornou à atividade jornalística e literária pouco tempo depois, tendo colaborado em periódicos de língua alemã e, quase ao mesmo tempo, começou a escrever para a imprensa brasileira (Estado de S. Paulo entre outros, Revista Brasileira de Filosofia, Staden-Jahrbuch entre outras). No “Suplemento Literário” de O Estado de S. Paulo teve a seu cargo a Secção de Letras Germânicas, tendo escrito nestas páginas numerosos ensaios sobre literatura, filosofia, cinema e teatro (de particular importância são os seus estudos sobre Brecht). Publicou ensaios sobre Schopenhauer, Goethe, Schiller e outros filósofos alemães, prefaciou obras de literatura e arte e dirigiu a coleção de Estética, editada pela Herder, em São Paulo. Convidado por Alfredo Mesquita, lecionou Estética Teatral na Escola de Arte Dramática de São Paulo e ministrou cursos na mesma área no departamento de Arte Cênicas da ECA-USP. Também deu aulas de Estética Geral na Escola Superior de Cinema São Luiz, São Paulo. De particular relevo no seu trabalho são as palestras e conferências que proferiu em organizações culturais e instituições acadêmicas na cidade de São Paulo, no interior e em vários estados brasileiros, sobre o largo repertório de temas em que sempre primou. A editora Perspectiva vem publicando os seus escritos, que até agora já perfizeram 18 volumes, aos quais cabe acrescentar os volumes impressos anteriormente por outras editoras: Doze Estudos; O Teatro Épico (reeditado em 1985 pela Perspectiva – D193); O Teatro Alemão (incluído em História da Literatura e do Teatro Alemães, D255).
Cinema: Arte & Indústria
Autor: Anatol Rosenfeld
Editora: Perspectiva
Páginas: 264
Preço: R$ 50,00