Cinesul divulga selecionados para as mostras competitivas

Dentre os 929 filmes inscritos para a Mostra Competitiva da 20ª edição do Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, 71 produções foram selecionadas para participar, divididas em longas e curtas, de ficção e documentário. Dos escolhidos, 23 filmes são brasileiros, 14 espanhóis e 12 mexicanos. Os demais são da Argentina (quatro), de Cuba (quatro), do Chile (dois), da Colômbia (dois), da Venezuela (dois), do Peru (dois), de Portugal (um), da Bolívia (um) e as coproduções Equador-Argentina–Alemanha, Brasil–EUA, Brasil-Espanha e Espanha-Equador.

São 16 longas: entre os documentários estão “Calafate, Zoológicos Humanos”, de Hans Mülchi Bremer (Chile), “Gimme the Power”, Olallo Rubio (México), “Mi Amiga Bety”, de Diana Garay (México), “Moreno”, de Virna Molina e Ernesto Ardito (Argentina), “Blackie: una vida en blanco y negro”, de Alberto Ponce (Argentina), “Mataram meu irmão”, de Cristiano Burlan (Brasil), “Retrato Peruano del Perú”, de Carlos Sanchez e Sofia Velázquez (Peru) e “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, de André D’ Elia (Brasil)Os longas de ficção são “Rodante”, de Ariel Soto (Bolívia), “Brecha en el Silencio”, de Luis e Andrés Rodríguez (Venezuela), “La Cebra”, de J. Fernando León R. (México), “El Sexo De Las Madres”, de Alejandra Marino (Argentina), “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal (Brasil), “La llamada”, de David Nieto Wenzell (Equador – Argentina – Alemanha), “Florbela”, de Vicente Alves (Portugal), “La pasión de Michelangelo”, de Esteban Larrain (Chile). Entre os médias e curtas, de ficção e doc, são 55 filmes de diversos países (Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, México, Peru, Venezuela, Colômbia e Cuba) e as coproduções Brasil-EUA, Brasil-Espanha e Espanha-Equador, sendo a maioria produções brasileiras, 20.

Se inscreveram para essa edição do festival 97 longas de ficção, 126 longas de documentário, 469 curtas de ficção e 237 curtas de documentário, sendo 398 do Brasil,166 da Espanha e 93 da Argentina. Os premiados serão escolhidos através de voto popular e de júri oficial. Os selecionados para as mostras temáticas serão divulgados no dia 14 de maio, através do www.festivalcinesul.blogspot.com.

Vitrine para a produção cinematográfica dos países de língua portuguesa e espanhola, o festival acontece no Rio de Janeiro, de 4 a 16 de junho. O Cinesul terá exibições no Centro Cultural do Banco do Brasil, Cinemateca do MAM.

Confira os filmes selecionados para as mostra competitivas:

LONGA DOCUMENTÁRIO

Calafate, Zoológicos Humanos, de Hans Mülchi Bremer (Chile)

Gimme the power, de Olallo Rubio (México)

Mi Amiga Bety, de Diana Garay (México)

Moreno, de Virna Molina y Ernesto Ardito (Argentina)

Blackie: una vida en blanco y negro, de Alberto Ponce (Argentina)

Mataram meu irmão, de Cristiano Burlan (Brasil)

Retrato Peruano del Perú, de Carlos Sanchez e Sofia Velázquez (Peru)

Belo Monte, Anúncio de uma Guerra, de André D’ Elia (Brasil)

LONGA FICÇÃO

Rodante, de Ariel Soto (Bolívia)

Brecha en el Silencio, de Luis y Andrés Rodríguez (Venezuela)

La Cebra, de J. Fernando León R. (México)

El Sexo de las Madres, de Alejandra Marino (Argentina)

A Coleção Invisível, de Bernard Attal (Brasil)

La llamada, de David Nieto Wenzell (Equador/Argentina/Alemanha)

Florbela, de Vicente Alves do à (Portugal)

La pasión de Michelangelo, de Esteban Larrain (Chile)

CURTA FICÇÃO

Nubes, de Manuel Abramovich (Argentina)

Linear, de Amir Admoni (Brasil)

A Dama do Estácio, de Eduardo Ades (Brasil)

O Pesar da Dúvida, de Rafael Nani (Brasil)

A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida (Brasil)

Elefante na Sala, de Guilherme Petry (Brasil)

Abismo, de Aleques Eiterer (Brasil)

Dicionário, de Ricardo Weschenfelder (Brasil)

Exit, de Eduardo del LLano (Cuba)

R, la maldita ilusión, de Carlos Ortiz (Cuba)

El ingenio, de Rosario Fuentenebro Yubero (Espanha)

AQUEL NO ERA YO, de Esteban Crespo (Espanha)

Libre directo, de Bernabé Rico (Espanha)

No tiene gracia, de Carlos Violadé (Espanha)

Perrito Chino, de Fran Gil-Ortega (Espanha)

Primerísimo primer plano genital, de David Planell (Espanha)

Velando a los muertos, de Sebastián Álvarez (Espanha)

La Luz del Mundo, de Fernando J. Martinez y Alfonso Garcia (Espanha)

La Primera Noche, de Eduardo Moyano (Espanha)

No Aguanto a tus Padres, de Javier Cano (Espanha)

Max, de Pere Soles y David Perez (Espanha)

The acrobat, de Gerardo Herrero (Espanha)

Dos de tres, de Paulina Rosas (México)

Defectuosos, de Gabriela Martinez Garza (México)

un domingo cualquiera, de Claudia de la Cabada (México)

El Jazz, de Andrés Peralta (México)

Lucy contra los límites de la voz, de Mónica Herrera (México)

Quince años, de Liliana Torres (México)

El último consejo, de Intandehui Jansen (México)

El Acompañante, de Alvaro Delgado-Aparicio (Peru)

Hija de Puta, de Alexandra Bas (Venezuela)

CURTA DOCUMENTÁRIO

O Som do Limão, de Gabriel Barrella (Brasil)

Cowboy, de Tarcisio Lara Puiati (Brasil)

Gericinó – Do Lado De Fora, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra (Brasil)

Boi Fantasma, de Rogério Nunes & José Silveira (Brasil)

Marias, de Wes Gondim (Brasil)

Dois Mundos – a busca do outro, de Luiz Eduardo Jorge (Brasil)

Leve-me Pra Sair, de José Agripino (Brasil)

Pedra da Memória, de Renata Amaral (Brasil)

Atenciosamente, Lo Turco, de Debora Guimarães (Brasil)

Bonfanti, de Adriana Nolasco & Camila Marquez (Brasil)

Exu – Além do Bem e do Mal, de Werner Salles Bagetti (Brasil)

São Paulo Miniatura, de Wiland Pinsdorf (Brasil)

Piove, il film di Pio, de Thiago Brandmarte Mendonça (Brasil)

Our World Insideout: Brazil, de Isabela Alzuguir (Brasil / EUA)

A Onda Traz, O Vento Leva, deGabriel Mascaro (Brasil/Espanha)

Tuchin, de David Covo Camacho (Colômbia)

Sinfonía de Mercado, de Jimena Sarmiento, Helena Salguero (Colômbia)

Copa y Espada, de Lourdes de los Santos (Cuba)

Pero la noche, de Gretel MARÍN PALACIO (Cuba)

Celac, un sonido para el mundo, de Jordi Abusada (Espanha)

Haití, tierra de esperanza, de Asier Reino (Espanha)

Adiós padresitos, de Javier Macipe (Espanha /Equador)

Yuban (tierra viva), de Yaasib Vazquez (México)

El Sentido de la Justicia, de Laura Salas (México)

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