Mostra exibe filmes de baixo ou nenhum custo

A 5ª edição da Mostra Itaú Cultural de Cinema de Bordas apresenta, entre 20 e 23 de junho, em São Paulo, 28 filmes realizados com produções caseiras, equipamento rudimentar, pouco dinheiro e sem técnica sofisticada, com parentes e amigos fazendo as vezes de ator, mas de alto interesse e criatividade.

Como nas edições anteriores, os curadores Bernadette Lyra, Gelson Santana e Laura Cánepa garimparam estas obras em várias partes do país, misturando os mais variados gêneros. Também é oferecida a já tradicional oficina de cinema de bordas, com os cineastas Joel Caetano e Mariana Zani, fundadores da Recurso Zero Produções.

Entre os destaques, Roquí Son contra o extermínio ambiental, do amazonense Renato Dib, apontado pelos curadores como “um verdadeiro bordas da roça; ou melhor: das palafitas do Amazonas”, é exibido em 3DContinuação de Roquí – O boxeador da Amazônia, exibido na Mostra de Cinema de Bordas do Itaú Cultural, em 2011, este filme fala da morte do dr. Bad, um traficante de órgãos que é executado. A sua filha foge para São Paulo e é assombrada pelo pai pedindo vingança por ter sido morto por Roquí.

Esta edição do Cinema de Bordas apresenta, pela primeira vez, um seriado. Tropa Zumbite, de Michel Anthony Klafke, traz as histórias dos agentes da Sucam, Cão Vadio e Marcolino Chocolate, pegos desprevenidos quando suas respectivas namoradas são infectadas pela Dengue Zumbi. São quatro episódios, exibidos ao longo dos quatro dias, que acompanham a saga dos galãs até que, destruídos, exaustos e sem armas, recebem ajuda de Berenice, a caçadora meio humana/meio zumbi. Na última batalha enfrentam um velho zumbi conhecido do passado.

O ciclo exibe pela primeira vez em São Paulo os longas‐metragens, Zombio 2: Chimarrão Zombies, de Petter Baiestorff – sequência de Zombio, primeiro filme de zumbis feito no Brasil, realizado em 1999 –; e Nervo craniano zero,  de Paulo Biscaia Filho. Neste, a escritora de sucesso Bruna Bloch adquire um chip indutor de descargas de dopamina que, quando implantado no cérebro humano, gera surtos de inspiração. Ela o implanta em uma cobaia humana, a simplória Cristi.

Sete deles tem estreia nacional: A Coveira das Almas, de Sandro Debiazzi, em que durante um enterro um rapaz passa a ter contato com espíritos transtornados tentando avisá-lo da presença de uma tenebrosa senhora que vive há séculos. Em Um de Nós Morre Hoje, de Weiller Vilela e Gabriel de Almeida, um homem chega a um bar em um pequeno vilarejo em busca de Miguel, com quem irá acertar as contas de um passado obscuro. A Testemunha, de Milton Santos Jr., traz uma jovem estagiária de jornalismo perseguida pelo crime organizado após presenciar o assassinato de um juiz.

Black Power Jones, de Igor Simões, acontece na São Paulo da década de 70, quando Jones, um policial negro e mestre em artes marciais, não suporta o preconceito em seu trabalho, pede demissão. Ele se envolve em lutas clandestinas, presencia o assassinato de um amigo e se vinga. Zazá: o Artista, o Mito, de Marcos Bertoni e Alfredo Suppia aborda momentos da vida do maior artista multimídia que o Brasil já teve, um homem que pagou com a própria vida pela ousadia de sua arte.

Em O Ninja do Gueto contra o Coronel Mané, de Nerivaldo Ferreira e Herondi Souza, um professor de artes marciais se envolve em uma briga para salvar uma criança, refugia-se na casa do tio no interior e acaba enfrentando o coronel mais temido de todos os tempos. Linguinha, the killer, de Maurício Junior, acompanha a história de um bebê abandonado na porta do templo Shaolin do mestre Ivan. Batizado Linguinha some misteriosamente até que reaparece para enfrentar Coió, ex-aluno do mestre que tem pacto com as forças do mal.

Nos dias 20 e 21 (quinta-feira e sexta-feira), das 14h às 18h, e 22 (sábado) das 14h às 20h, Joel Caetano e Mariana Zani ministram oficina em que todas as etapas de realização de um filme são abordadas, tendo como referência o trabalho feito pela produtora paulista de filmes Recurso Zero Produções.

O objetivo é passar parte dessa experiência aos participantes de forma teórica e prática, estimulando a criatividade dos alunos e mostrando que é possível produzir bons filmes com poucos recursos. Os alunos devem concluir o curso com a produção de pelo menos um curta. São apenas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 11 2168-1876 e 2168-1779, de terça-feira à sexta-feira, das 10h às 18h. Indicado para maiores de 18 anos, principalmente iniciantes e estudantes de cinema e RTV.

A programação completa da mostra está em http://sites.itaucultural.org.br/cinemadebordas.

 

Mostra Itaú Cultural de Cinema de Bordas – 5ª edição
De 20 a 23 de junho (quinta-feira a domingo)
Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11 2168-1776/1777
Entrada franca (ingressos distribuídos com 30 minutos de antecedência de cada sessão)

Oficina: Produzindo com recurso zero
Com Joel Caetano e Mariana Zani, fundadores da produtora Recurso Zero
Dias 20 e 21 (quinta-feira e sexta-feira), das 14h às 18h
Dia 22 (sábado), das 14h às 20h
20 vagas
Inscrição gratuita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.