Mostra traz panorama de filmes portugueses

A 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo, que acontece de 16 a 28 de julho, na Caixa Cultural São Paulo, tem o objetivo de difundir o cinema lusitano no Brasil, e a edição 2013 do evento enfatiza ainda mais a liberdade criativa e a diversidade da atual produção feita em Portugal, que vem sendo reconhecida nos maiores festivais do mundo como uma das mais imaginativas e avessas às concessões comerciais do cinema atual.

No dia 20 de julho, será apresentado o filme “A Vingança de uma Mulher”, de Rita Azevedo Gomes, com a presença da diretora na sessão. Já no dia 21, haverá um debate sobre cinema português com os cineastas Rita Azevedo Gomes e Marcelo Felix, que apresenta seu filme “A Arca do Éden” logo em seguida ao debate.

Sob o tema “Outros caminhos do cinema português”, a mostra apresenta 12 longas e 7 curtas, além de uma homenagem especial a Fernando Lopes, um dos nomes de referência do Cinema Novo Português, falecido em maio de 2012. Serão apresentados 5 longas de Lopes, mais um documentário sobre sua vida e obra.

Com uma carreira de 50 anos, Fernando Lopes era, ao lado de Paulo Rocha, João César Monteiro e Manoel de Oliveira, uma das referências do cinema português. Nascido em 1935, Lopes desponta para a realização cinematográfica através do movimento cineclubista. Em 1957, ingressa na Rádio e Televisão de Portugal. Em 59, torna-se bolsista do Fundo do Cinema Nacional, o que o leva para a London Film School, na Inglaterra, obtendo um diploma em Realização de Cinema. De volta a a Portugal, dirige Belarmino (1964), um média-metragem sobre a vida do pugilista Belarmino Fragoso, considerada obra-chave no movimento do Novo Cinema Português, ao lado de Dom Roberto Os Verdes Anos. Em 1965, faz um estágio em Hollywood. Ao regressar, filma Uma Abelha na Chuva (1971), baseado no romance homônimo de Carlos de Oliveira, que se tornaria, com Belarmino e, posteriormente, O Delfim (2002),as obras mais significativas da sua filmografia.

A programação completa da mostra está no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.