Mostra do Cinema de Pernambuco apresenta filmes da década de 20 até os dias atuais

De 20 de agosto a 1º de setembro, a Caixa Cultural do Rio apresentará “É Massa – 1º Mostra do Cinema de Pernambuco” com exibição de filmes raros do Acervo Filmográfico do Ciclo de Recife, que abrange a década de 20, além de curtas-metragens do período Super-8 e longas e curtas produzidos da Retomada do Cinema Nacional até os dias de hoje. A curadoria é da pernambucana Valéria Luna e do mineiro com raízes pernambucanas Breno Lira Gomes.

Pernambuco se destaca no cenário cinematográfico como o terceiro maior polo de produção nacional, e possui uma história marcada por três momentos: o Ciclo de Recife, o Movimento Super 8 e a Retomada do Cinema Pernambucano. Aclamado pela crítica especializada e pelo público em geral, as produções pernambucanas brilham nos festivais nacionais e internacionais com grande representatividade.

Um dos grandes destaques da Mostra serão os filmes do Ciclo de Recife. Serão apresentados “Veneza Americana” (1924, 68 min); “Aitaré da Praia” (1925, 60 min), de Gentil Roiz; “A Filha do Advogado” (1926, 90 min), de Jota Soares, e “Revezes” (1927, 45 minutos).

Também haverá sessões de curtas do período Super-8, que abrange os anos 1970, dirigidos por Paulo Bruscky e Celso Marconi. Além disso, estarão em exibição trabalhos mais recentes de diretores e roteiristas como João Falcão (“A Máquina”), Claudio Assis (“Amarelo Manga”), Paulo Caldas (“Baile Perfumado”, com Lírio Ferreira; “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”, com Marcelo Luna, e “Deserto Feliz”), Marcelo Gomes (“Cinema, Aspirinas e Urubus”), Kleber Mendonça (“O Som ao Redor”), Katia Mesel (“O Rochedo e a Estrela”), entre outros.

A programação inclui ainda uma mesa de debate com diretores que atuam no audiovisual pernambucano em épocas diferentes, com mediação de Ricardo Freitas,  doutor em Comunicação e Cultura.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

Mostra É Massa: 1ª Mostra do Cinema de Pernambuco
Data: de 20 de agosto a 1º de setembro (terça-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 – Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca) – Telefone: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (R$ 2, a meia)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes), Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.