II Semana de Cinema e Mercado

A II Semana de Cinema e Mercado, realizada na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo, discutiu o tema “Entrando na TV – como distribuir seu primeiro produto audiovisual” através da palestra do diretor da Synapse Produções, João Worcman, revelou oportunidades e desafios do setor, mostrou planilhas de orçamento e esmiuçou a Lei 12.485.

Uma das dicas importantes foram as questões contratuais com os canais de TV por assinatura, os itens que as produtoras devem ficar atentas na hora de assinar qualquer contrato de licenciamento, como: a questão de exclusividade, o número de exibição e plaudates, se o contrato inclui catch up ou FVOD, a vigência, os formatos dos materiais a serem entregues e o valor da licença. João também revelou alguns valores médios para conteúdos independentes finalizados. Uma hora de documentário, por exemplo, pode valer de 4 a 10 mil reais, para ser licenciado em um canal de TV por assinatura e de 6 a 12 mil reais na TV aberta. Animação e ficção tem um valor ainda melhor, segundo ele. Ao falar sobre Fundo Setorial mostrou que o fundo pode financiar até 80% das produções e que os canais podem financiar 15%, se tiverem direito de exibição da obra.

 

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