Associação Brasileira de Críticos de Cinema divulga os vencedores do III Prêmio Abraccine
A Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine anunciou os ganhadores de seu terceiro prêmio anual, relativo aos Melhores Filmes de 2013.
Concorreram todos os 398 longas metragens, brasileiros e estrangeiros, lançados em circuito comercial no Brasil de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013.
Os vencedores foram: “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça, na categoria melhor Longa Brasileiro; como melhor Longa Estrangeiro foi escolhido “Tabu”, de Miguel Gomes, uma coprodução Portugal/Alemanha/Brasil/França; e “Pouco Mais um Mês”, de André Novais, foi escolhido o Melhor Curta-Metragem (nesta categoria, concorrem apenas curtas brasileiros).
A eleição da Abraccine é realizada em dois turnos, precedida de um amplo debate, via internet, onde todos os seus membros, de todo o Brasil, têm a oportunidade de defender suas preferências e pontos de vista críticos.
Fundada em julho de 2011, a associação tem hoje mais de uma centena de associados, em todas as regiões brasileiras. Sua missão é promover formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre o cinema.