Encontros com o Cinema Brasileiro com Festival de Cannes têm inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 3 de fevereiro, as inscrições para a quarta edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro, uma iniciativa da ANCINE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores – MRE, que objetiva aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com curadores dos principais festivais de cinema do mundo.

Nesta primeira edição de 2014, virão ao Brasil, na segunda quinzena de fevereiro, representantes dos comitês de curadoria da Seleção Oficial do Festival de Cannes e da Quinzena dos Realizadores para assistir a doze longas-metragens brasileiros inéditos recém-finalizados ou em processo de finalização. O comitê de seleção da Semana da Crítica do mesmo festival não terá representante presente nas sessões, mas receberá a listagem com as informações dos filmes que se inscreverem.

Além das sessões dos filmes, os curadores terão a oportunidade de montar suas próprias agendas de reuniões com realizadores e produtores, para conhecerem melhor a realidade do mercado do cinema brasileiro. Nas três primeiras edições, realizadas em 2013, o Programa já trouxe ao Brasil representantes dos festivais de Veneza, Locarno, San Sebastián, Roma, Havana, IDFA, Sundance, Roterdã, BAFICI e Berlim. A participação dos festivais em cada etapa do projeto é definida levando em conta o calendário de cada um deles, para que os Encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão a sua programação.

Os realizadores interessados em incluir seus filmes na programação que será assistida pelos curadores devem preencher o formulário de inscrição disponível no Portal ANCINE e indicar um link onde esteja disponível um teaser/trailer, com um mínimo de 2 e máximo de 5 minutos, com legendas em inglês. As informações e os links serão repassados para os curadores que farão, cada um, uma lista com dez filmes para projeção. Outros dois filmes serão selecionados pelo Programa Cinema do Brasil. A ANCINE vai divulgar as listas com os filmes selecionados até o dia 13 de fevereiro.

Leia aqui o regulamento da 4ª edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.