Amazônia Eterna

Com produção da Giros e Agência Tudo, o documentário “Amazônia Eterna” estreia em São Paulo, no Rio, em Brasília e em Manaus no dia 14 de fevereiro. O filme visita e apresenta relevantes projetos de sustentabilidade na região da Floresta Amazônica, inseridos num dos mais ricos e surpreendentes cenários do mundo.

Dirigido por Belisario Franca (Giros) e idealizado em parceria com Maurício Magalhães (Agência Tudo), o filme traz uma nova visão sobre as possibilidades de convivência harmônica entre a exploração da economia verde e a manutenção do ecossistema amazônico. O documentário apresenta nove projetos com propostas bem sucedidas do uso da floresta de maneira sustentável, beneficiando diretamente a população local e promovendo boas parcerias econômicas. Atividades como agricultura, pesca, pecuária e extrativismo são desvendadas sob o respaldo de especialistas, entre eles o economista Sérgio Besserman, a ambientalista Bertha Becker e o ecologista Virgilio Viana, além do depoimento de amazônidas.

O documentário, que conta com o Patrocínio exclusivo da Vale, através da Lei do Audiovisual, foi filmado em 16 semanas, divididas em três etapas de produção, no ano de 2011. A equipe foi formada por mais de 60 pessoas, entre pesquisadores, produtores, roteiristas, cinegrafistas, assistentes, entre outros.

O roteiro de Bianca Lenti, Yan Motta e Belisario Franca contou com o intenso processo de pesquisa realizado por Paula Gago e Francisco Frondizi. A direção de fotografia é de Gustavo Hadba-ABC e de Lula Cerri, a produção de Maria Carneiro da Cunha e a produção executiva de Mariana Vianna.

Entre os cinco estados que serviram de locação para o documentário – Amazônia, Pará, Mato Grosso, Amapá e Rio de Janeiro – mais de 15 cidades foram filmadas.

A trilha sonora original fica por conta do israelense Armand Amar, que foi criada de forma também orgânica ao filme, especialmente para ele. Armand já ganhou diversos prêmios em sua carreira, inclusive com a trilha de “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa”, de Yann Arthus-Bertrand, pela The International Film Music Critics Association.

“Amazônia Eterna” foi exibido pela primeira vez em junho de 2013, no Good Planet Film Festival, evento oficial da Rio + 20. O longa também participou do Festival do Rio e em seguida partiu para festivais internacionais, negociações com canais de televisão e distribuição no exterior, hoje, feito pela Elo Company, que também distribui o filme no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.