Latitudes

Primeiro projeto cinematográfico brasileiro exibido no YouTube e na TV, no canal TNT, simultaneamente, Latitudes cumpre sua última etapa transmídia e chega agora aos cinemas brasileiros com um corte inédito. Estrelado por Alice Braga e Daniel de Oliveira, nos papéis de Olivia e José, o filme conta a história de uma executiva de moda e um fotógrafo que se encontram sempre por coincidência em destinos pela América Latina, Europa e Ásia.

Produzido pela Losbragas e pela House Entertainment, com direção de Felipe Braga, Latitudes será lançado em São Paulo no dia 28 de fevereiro, e no Rio de Janeiro no dia 14 de março, com distribuição da O2 Play, novo núcleo de distribuição em cinema e VOD da O2 Filmes.

Em Latitudes, Olívia é uma editora de moda que viaja o mundo pesquisando tendências. José é um renomado fotógrafo que percorre os países fazendo editoriais. Ambiciosos e bem sucedidos, ambos pagam um preço por se sentirem tão livres. Viajantes inveterados, eles habitam quartos de hotel, aeroportos e estações de trem.

Concebido originalmente com uma estrutura narrativa de longa-metragem, Latitudes chega às salas de cinema como uma experiência original para o espectador. Projeto revolucionário em sua difusão, sucesso de público eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte como melhor série da TV em 2013, Latitudes se inscreve num contexto atual de empoderamento do espectador, que é convidado a decidir como acompanhar uma história.

Filmado com qualidade cinematográfica, foi exibido em oito partes apresentadas em dois formatos complementares: toda quarta-feira, às 11h, era veiculado um episódio em uma versão de 12 minutos em formato convencional de ficção, exclusivamente em seu canal no YouTube.  Na segunda-feira seguinte à exibição na internet, o canal TNT exibia o mesmo episódio com duração de aproximadamente 20 minutos e formato mesclando ficção, making of e a rotina de ensaios dos atores. Além disso, episódios em formato de teaser, com um minuto de duração cada, anunciavam em toda a comunicação, o próximo destino, agindo como trailers para cada peça cinematográfica. Após cada exibição, o conteúdo era disponibilizado, on demand, na plataforma do projeto, que superou a marca de 2 milhões de views.

Em março de 2014, o projeto será destaque no festival SXSW, em Austin, Texas, que figura hoje no contexto internacional como o mais importante fórum sobre inovação mundo. Latitudes será objeto de um painel no evento, interessado em conhecer como este conteúdo foi lançado simultaneamente nos cinemas, TV e internet, conservando em cada uma destas janelas uma relação original com o público. Também em março, será tema de dois painéis diferentes no RioContentMarket.

Latitudes marca também a estreia de Alice Braga e Daniel de Oliveira como produtores, em um produto cinematográfico que sela parcerias em formato inédito com uma rede de apoiadores e patrocinadores, encabeçados pela P&G e envolvendo empresas como Heineken, Fiat, Estúdios Quanta, Quanta Post e África Entretenimento.

O projeto foi rodado em oito pontos diferentes do mundo, estabelecendo uma relação direta entre a evolução da história e dos personagens, em suas viagens. Além de São Paulo, única locação que utiliza uma casa residencial, Latitudes foi quase inteiramente filmado em hotéis de alto padrão, como o Danieli, em Veneza, na Itália, instalado em um palácio do século XIV, sendo esta apenas a segunda vez que uma equipe de filmagem recebe permissão para gravar em seu interior; ou o Hotel Teatro, localizado em um prédio de 1859 que antes abrigava o tradicional Teatro Baquet, em Porto, Portugal.

Como parte das filmagens, a equipe ainda dispôs de locações especiais, como um desfile da coleção outono-inverno 2013/14 da Burberry, em Londres, uma mesquita em Istambul desenhada pelo arquiteto imperial otomano Mimar Sinan no século XVI, e uma banca de jornal em Saint-Germain-des-Prés, região conhecida como reduto de artistas e intelectuais em Paris desde o século XVII.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.