Recife recebe mostra de cinema cubano

A 1ª Mostra de Cinema Cubano Contemporâneo, que acontece na Caixa Cultural Recife, de 1º a 6 de abril, é dedicada exclusivamente à produção cubana, trazendo uma seleção de seis longas-metragens realizados no país e um panorama de 21 curtas-metragens que se destacaram nas últimas edições da Mostra de Jovens Realizadores de Cuba, evento de grande importância que ocorre anualmente em Havana, além de duas oficinas gratuitas ministradas por Susana Barriga e Patrícia Ramos, ambas professoras da Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños.

Entre os destaques da programação, estão os longas: “Morango e Chocolate”, obra-prima do diretor Tomás Gutiérrez Alea (o Titón), que levou Cuba ao Oscar, “Bilhete para o Paraíso”, de Gerardo Chijona, e “Suíte Havana”, de Fernando Pérez, um dos grandes diretores cubanos da atualidade. Entre os curtas, podem ser vistos “Gozar, Comer, Partir”, “Tacones Cercanos” e “Camionero”, este vencedor de prêmios e baseado em fatos reais.

A mostra terá também uma homenagem a Titón. Figura incontornável da cinematografia mundial e um dos fundadores do Novo Cinema Latino-Americano, o cineasta produziu, em 50 anos de carreira, mais de 25 filmes até o final de sua vida. Além da exibição de seu último trabalho como diretor, “Morango e Chocolate”, haverá um bate-papo sobre sua vida e obra com a atriz Mirta Ibarra, um dos ícones da cultura cubana, ex-mulher do diretor e atriz principal do filme. Já no domingo (6/04), no encerramento da Mostra e complementando a homenagem, será exibido “Memórias do Subdesenvolvimento”, longa também de Titón, datado de 1968 e considerada a obra mais importante do cinema cubano.

A programação completa da mostra está disponível no site www.mostracuba.com.br.

 

1ª Mostra de Cinema Cubano Contemporâneo
Data:
terça a domingo, 1º a 6 de abril
Local: Caixa Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505 Recife-PE – Tel: 81 3425-1900
Horários: sessões de curtas – às 18h / sessão de longas – às 20h
Ingressos: R$ 2,00 (inteira) R$ 1,00 (meia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.