Festival recebe ícones do cinema francês

De 9 a 16 de abril, o Festival Varilux de Cinema Francês exibe o melhor da cinematografia francesa recente, uma seleção de 16 filmes, com os mais variados gêneros e os mais destacados diretores e atores do momento. A edição 2014 chega a 45 cidades (70 cinemas) com estimativa de 100 mil espectadores.

Com produção da Bonfilm, o evento reúne também outras atividades paralelas, como a 3ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, Masterclasses com o diretor Jean-Pierre Jeunet, na FAAP (São Paulo) e na UFRJ (Rio de Janeiro), uma mostra em sua homenagem no MIS em São Paulo e no Instituto Moreira Salles no Rio, e um projeto educativo em mais de 15 cidades, que exibirá gratuitamente, para as escolas, parte da programação do festival. E, pela primeira vez, o Festival Varilux contará com um grande clássico francês: “Os Incompreendidos”, de François Truffaut, projetado em versão digital restaurada, no âmbito da comemoração dos 30 anos da morte do diretor.

Entre as presenças internacionais confirmadas, estão Jalil Lespert, que lançará seu filme “Yves Saint Laurent”, Jean-Pierre Jeunet, diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, que estreia o longa “Uma Viagem Extraordinária”, além de participar de uma masterclasse, e a musa do festival, Isabelle Huppert, considerada uma das mais importantes atrizes da França. Eleita a musa desta edição e escolhida para estampar a identidade visual do evento, Isabelle visita o Rio, dia 14, São Paulo, dia 15, e Brasília, dia 16, para divulgar dois filmes que integram a programação: “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, e “Uma Relação Delicada”, de Catherine Breillat.

Na programação, estão os longas “Eu, Mamãe e os Meninos”, de Guillaume Gallienne, verdadeiro “fenômeno” do ano 2013 na França e na recente cerimônia do “Cesar” (o “Oscar” francês) com cinco prêmios, dentre eles melhor filme e melhor ator; “Yves Saint Laurent”, de Jalil Lespert, biopic do mais famoso estilista francês; “Uma Viagem Extraordinária”, de Jean-Pierre Jeunet; a comédia “Uma Juíza sem Juízo”, de Albert Dupontel (Cesar da melhor Atriz para Sandrine Kiberlain), com mais de dois milhões de espectadores na França; e “O Passado”, do diretor iraniano Asghar Farhadi (ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 com “A Separação”).

A delegação francesa contará ainda com a consagrada atriz e diretora Nicole Garcia (“Um Belo Domingo”) o e cineasta Philippe Claudel (“Antes do Inverno”) e os diretores Jean-Marie Larrieu (“O Amor é um Crime Perfeito”), Marc Fitoussi (“Um Amor em Paris”) e Laurent Tuel (“A Grande Volta”). Eles apresentarão sessões dos seus filmes e participarão de debates.

A programação do festival pode ser conferida no site http://variluxcinefrances.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.