Arte em cena – A direção de arte no cinema brasileiro

Arte em cena – A direção de arte no cinema brasileiro, de Vera Hamburger, diretora de arte de filmes como Hoje, de Tata Amaral, e Carandiru, de Hector Babenco, lançado pela Editora Senac São Paulo em coedição com Edições Sesc São Paulo, trata de algo que nasceu junto com o cinema, há mais de cem anos, mas que só há pouco tempo foi nomeado: a direção de arte.

Vera Hamburger dá contorno à direção de arte no Brasil, apresentando diretores de arte que vivenciaram a formação e a estruturação da profissão no país. Em conversa com colegas, como Pierino Massenzi, Clóvis Bueno, Marcos Flaksman e Adrian Cooper, a autora coloca em discussão conceitos fundamentais à atividade, ao mesmo tempo em que apresenta o processo de trabalho de cada um em importantes produções do cinema brasileiro, abarcando o período de 1954 aos anos 2000.

Mais de 600 imagens, entre desenhos de projeto, fotografias de construção e de cena, ilustram os depoimentos, constituindo importante documentação sobre a realização cinematográfica brasileira, assim como valiosa ferramenta para a pesquisa e formação de novos profissionais.

Sobre a autora: formada em arquitetura pela FAU-USP, Vera Hamburger atua como diretora de arte e cenógrafa em diferentes áreas da cultura, como teatro, dança, ópera, cinema e exposições desde 1985, além de extensa atividade na área da pesquisa e ensino sobre direção de arte. Diversas vezes premiada, colaborou, como diretora de arte ou cenógrafa, na realização de filmes como Hoje, de Tata Amaral, Carandiru, de Hector Babenco, Castelo Rá-tim-bum, o Filme, de Cao Hamburger, Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues, Ó Paí Ó, de Monique Gardenberg, A Ostra e o Vento, de Walter Lima Jr, Kenoma, de Eliane Caffé, Não por Acaso, de Philipe Barcinski, Cafundó, de Paulo Betti e Clóvis Bueno, entre outros.

Arte em cena – A direção de arte no cinema brasileiro
Autora:Vera Hamburger
Coedição: Editora Senac São Pauloe Edições Sesc São Paulo
Páginas: 420
Preço: R$ 218,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.