2001: Uma Odisseia no Espaço

Há 45 anos, chegava aos cinemas um épico espacial que se tornaria um marco cinematográfico, considerado um dos mais importantes e influentes filmes da história. 2001: Uma Odisseia no Espaço teve seu roteiro escrito a quatro mãos, pelo escritor de ficção científica Arthur C. Clarke e pelo cineasta Stanley Kubrick. O filme revolucionou a indústria do cinema com suas cenas inesquecíveis e efeitos visuais pioneiros para a época. O que poucos sabem é que 2001 é um dos raros casos em que o filme acabou por inspirar um autor a estender sua história para as páginas de um livro. Enquanto trabalhava com Kubrick nos detalhes do roteiro a ser utilizado pelo diretor, Clarke encaminhava, em paralelo, uma versão mais extensa e detalhada da história, que foi lançada também em 1968, logo após a exibição do filme.

Depois de mais de uma década fora das prateleiras, a Editora Aleph está lançando uma edição especial da obra, inédita no mundo. Além de uma nova tradução minuciosa de Fábio Fernandes (Neuromancer, Laranja Mecânica), o livro é recheado de extras: uma nota de Clarke na ocasião do falecimento do Stanley Kubrick (às vésperas da chegada do tão esperado ano de 2001); as traduções dos contos A Sentinela e Encontro no Alvorecer, fundamentais na composição deste clássico (informação confirmada pelo próprio autor em sua Nota à Edição Comemorativa do Milênio, também contida nesta edição).

Além disso, o livro é como um bloco preto, sem textos na capa, contracapa e lombada, e as bordas do miolo também são pintadas de preto. Uma alusão direta ao objeto mais icônico da obra: o monolito alienígena. Este “livro-monolito” vem dentro de um box.

No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetra a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas de cinema por Stanley Kubrick.

Sobre o autor: Arthur C. Clarke, nascido em 16 de dezembro de 1917, na cidade de Minehead, em Somerset, Inglaterra, desenvolveu, desde cedo, o interesse pela ciência e pela ficção científica. Após o ensino médio, mudou-se para Londres, onde se tornou membro da Sociedade Interplanetária Britânica e estudou Física e Matemática no King’s College. Em um artigo técnico escrito em 1945 para o periódico inglês Wireless World, ele apresentou os princípios da comunicação por satélite, os quais levariam aos sistemas hoje utilizados. Entre seus trabalhos mais notáveis estão O Fim da InfânciaEncontro com Rama e 2001: Uma Odisseia no Espaço. Em 1956, Clarke mudou-se para o Sri Lanka, onde continuou a escrever seus livros e artigos. Lá viveu até sua morte, em 19 março de 2008, aos 90 anos, deixando um legado literário impressionante, com mais de cem milhões de livros vendidos no mundo inteiro.

2001: Uma Odisseia no Espaço
Autor:  Arthur C. Clarke
Tradução: Fábio Fernandes
Editora: Aleph
Páginas: 336
Preço: R$ 54,00

One thought on “2001: Uma Odisseia no Espaço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.