Cineasta mineiro Helvécio Marins Jr. é selecionado para o Berliner Künstler Programm
O cineasta mineiro Helvécio Marins Jr. acaba de ser selecionado para o Berliner Künstler Programm, do DAAD – German Academic Exchange Service, um dos programas internacionais mais renomados do mundo, que oferece cerca de 20 bolsas anuais para artistas de vários lugares do mundo nas áreas de artes visuais, literatura, música e cinema.
Helvécio passará seis meses em Berlim e, para comemorar, fará a exibição do seu mais recente trabalho, o curta-metragem “Fernando que Ganhou um Pássaro do Mar”, que dirigiu em parceria com Felipe Bragança. O evento gratuito e aberto ao público acontece hoje, 22 de maio, às 21 horas, no Cine Belas Artes (Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes). O cineasta carioca Felipe Bragança, que participou no ano passado do programa de Berlim, estará na Capital para prestigiar o evento. Após a exibição do filme, haverá um debate com a presença do coordenador de programação do Cine 104, Daniel Queiroz.
Em toda a história do Berliner Künstler Programm (desde 1962), apenas 25 brasileiros integraram o projeto, entre eles: Hermeto Pascoal, João Ubaldo Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Fonseca. Na área de cinema, apenas cinco foram selecionados: Felipe Bragança, Sandra Kogut, Marcelo Gomes, Karim Aïnouz e Suzana Amaral.
Considerada por muitos profissionais da área como a melhor residência artística do mundo, a DAAD já recebeu importantes cineastas como Andrei Tarkovsky, Jim Jarmuch e Claire Denis e, desde seu início, define-se como um fórum de diálogo artístico que busca promover a diversidade e englobar perspectivas de outras nações quanto ao cinema, às artes visuais, literatura e música.