Mostra exibe filmografia do diretor italiano Ermanno Olmi

A mostra “O Cinema de Ermanno Olmi”, que a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta de 20 de maio a 1º de junho, exibirá 12 produções do vetereno diretor italiano, incluindo os principais filmes de sua carreira: O PostoA Árvore dos Tamancos (Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1978) e A Lenda do Santo Beberrão (Leão de Ouro no Festival de Veneza, em 1988)A programação da mostra inclui, ainda, um documentário feito por alunos da escola de cinema fundada pelo cineasta e um debate, no dia 24 de maio, sobre sua cinegrafia diretamente influenciada pelo neorrealismo.

Entre as raridades que a mostra trará, está uma versão em película, restaurada pela Cinemateca de Bolonha, do primeiro longa-metragem do realizador, O Tempo Parou (Il Tempo si è Fermato, 1959). Este longa reúne algumas das características marcantes que acompanham a longa carreira de Ermanno: o trabalho com atores não profissionais; as locações no norte da Itália (onde Olmi nasceu e vive até hoje); o flerte com a linguagem documental ao retratar o cotidiano de seus personagens; e o interesse em filmar pessoas simples.

Também em cópias restauradas, serão exibidos O Posto (Il Posto, 1961), frequentemente citado como obra maior da filmografia italiana de todos os tempos e Os Escavadores (Il Recuperanti, 1969). Também figura como destaque na carreira do cineasta, A Árvore dos Tamancos (L’albero Degli Zuccoli, 1978).

Integram a mostra ainda os longas Cammina Cammina (1963), Os Noivos (I Fidanzati, 1963), A Circunstância (La Circostanza, 1974), O Segredo do Bosque Velho (Il Segreto del Bosco Vecchio, 1993), O Mestre das Armas (Il Mestiere dele Armi, 2001) e Terra Mãe (Terra Madre, 2009). Este último, realizado em parceria com o movimento Slow Food, é um documentário sobre as edições de 2006 e 2008 do Fórum Internacional Terra Madre, evento bienal que reúne em Turim milhares de agricultores em vistas de promover uma cadeia alimentar mais sustentável.

O panorama da mostra também exibirá o documentário Osolemio (2004), desenvolvido por alunos do grupo ipotesICinema, escola de cinema criada por Olmi em 1982.

O debate, no dia 24 de maio (sábado), terá a presença de Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do MAM, e de Luís Alberto Rocha Melo, cineasta e professor adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

 

Mostra O Cinema de Ermanno Olmi
Data: de 20 de maio a 1º de junho de 2014 (terça-feira a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes) – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Entrada:  R$4 (inteira) e R$2 (meia)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.