Jorge Furtado participa de pré-estreia gratuita de seu primeiro documentário

Primeiro filme documental de Jorge Furtado, O Mercado de Notícias traz depoimentos de 13 importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática da profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias e o futuro do jornalismo. O filme reflete casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque.

O surgimento do jornalismo, no século 17, é apresentado pelo humor da peça O Mercado de Notícias (The Stapleofnews), escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson, em 1625. A peça de Jonson foi encenada pela primeira vez em 1626, em Londres, e esta é sua primeira tradução para a língua portuguesa, feita pelo diretor Jorge Furtado e pela professora Liziane Kugland. Trechos da comédia foram montados e encenados para a produção do longa, revelando sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos.

Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Mauricio Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata Lo Prete são os jornalistas que dão depoimento no filme, que foi premiado como melhor documentário pelo júri oficial e popular da mostra competitiva de longas documentários internacionais do 18º Cine PE, este ano.

O longa tem estreia prevista para 8 de agosto, e a pré-estreia, gratuita e aberta ao público, será realizada no dia 4 de agosto, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta, em São Paulo, com a presença do diretor Jorge Furtado, que participará de debate após a exibição do filme. Para participar, é necessário retirar senha a partir das 19h do mesmo dia, na bilheteria do cinema, na Rua Augusta, 1475.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.