Som-Imagem no Cinema – A Experiência Alemã de Fritz Lang

Tema pouco abordado na bibliografia especializada em língua portuguesa, o som fílmico é o assunto deste volume da coleção Debates. Discutindo uma eventual presença do som no cinema desde a sua invenção, o livro resgata a atenção aos cineastas do período mudo e teórico que desde cedo vislumbram o papel a ser desempenhado pelo som em relação à imagem dentro do filme.

Sob este ângulo, o autor estuda o advento do cinema sonoro, detendo-se em umas das mais férteis da história cinematográfica, o expressionismo alemão dos anos 1920. Embora um dos pontos marcantes desse período seja a riqueza visual, é então que duas realizações põem em relevo o papel a ser desempenhado pelo som em associação à imagem no cinema: Metropolis e M, o Vampiro de Dusseldorfm, ambos de Fritz Lang. A análise das duas obras detecta com precisão o potencial subjacente na participação do elemento sonoro no conjunto filmico.

Som-Imagem no Cinema, de Luiz Adelmo Fernandes Manzano, repassa o caminho do cinema até tornar-se efetivamente sonoro. E, sobretudo, procura discutir o ponto em comum entre som e imagem no filme, retirando dessa pesquisa uma relação fundamental até hoje, mesmo com os avanços tecnológicos que modificaram constantemente a sétima arte.

Sobre o autor: Luiz Adelmo Fernandes Manzano nasceu em Belo Horizonte em 1971. Graduado em Cinema pela ECA-USP, seus trabalhos em direção incluem Problemas de Consciência (1996), O Ritmo de São Paulo (1994) e Caixa de Pandora (1992). É mais conhecido por sua atuação na área de som, como sound designer, editor de som, mixador e técnico de som direto, com trabalhos que incluem As Tranças de Maria (Pedro Rovai), Os Xeretas (Michael Ruman), Tolerância (Carlos Gerbase), O Primeiro Dia (Walter Salles e Daniela Thomas), Mauá, o Imperador e o Rei (Sérgio Rezende) e Anahy de las Misiones (Sérgio Silva), além de diversos filmes de curta-metragem, programas para televisão e institucionais. Seu interesse por som motivou a pesquisa de mestrado (base deste livro) e de doutorado, em desenvolvimento, com o apoio da Fapesp, sobre os avanços tecnológicos na edição de som nos anos 1990 e seus reflexos na produção brasileira.

Som-Imagem no Cinema – A Experiência Alemã de Fritz Lang
Autor: Luiz Adelmo Fernandes Manzano
Editora: Perspectiva
Páginas: 178
Preço: R$ 35,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.