Jia Zhang-Ke ganha retrospectiva completa e inédita no Brasil

A Mostra “Jia Zhang-Ke – A cidade em quadro”, que acontece entre os dias 5 e 17 de agosto, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, e no cinema Belas Artes em São Paulo, de 12 ate 24 de agosto, traz pela primeira vez ao público brasileiro toda obra do diretor. Serão exibidos 18 filmes, sendo 12 longas-metragens e 6 curtas.

O evento também contará com uma masterclass gratuita, a primeira em toda a América Latina, dada pelo próprio cineasta, que acontecerá no Centro Cultural Barco, em São Paulo, no dia 13 de agosto, das 19h30 às 22h30. Zhao Tao, esposa e atriz principal de seus filmes, também estará presente.

Como parte da programação, no dia 17 de agosto, às 19h, haverá uma mesa de debate na Caixa Cultural Rio intitulada “Memórias que resistem em um espaço urbano em transformação”, com a presença de Isaac Pipano e Cecilia Mello, e mediação de Jo Serfaty.

Jia Zhang-Ke é um dos cineastas mais aclamados do mundo contemporâneo. Ganhador de diversos prêmios como o Leão de Ouro por Still Life (2006) e melhor roteiro em Cannes por Um Toque de Pecado (2013), Jia é mais que um cineasta, é um pensador que discute e filma a transformação de seu país – nação que provavelmente sofreu a transformação mais brutal no período mais curto da história do mundo.

Jia Zhang-Ke também é um vanguardista, um dos pioneiros em filmar longas no formato digital. Junto com seu fiel diretor de fotografia, Yu Likway, vêm mostrando ao mundo as possibilidade e mágicas desse formato.

Mais informações sobre a programação e a masterclass estão disponíveis no site www.fagulhafilmes.com.br/mostrajia.

 

Jia Zhang-Ke – A cidade em quadro
Rio de Janeiro
Data: de 5 e 17 de agosto
Local: Caixa Cultural – Av. Almirante Barrosos, 25 – Centro
São Paulo
Data: de 12 ate 24 de agosto
Local: Caixa Belas Artes – Rua da Consolação, 2423

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.