Festival do Minuto abre inscrições para novo concurso

O projeto “Humans of New York” foi criado em 2010, por Brandon Stanton, um fotógrafo iniciante que, após viajar por várias cidades dos Estados Unidos, parou em Nova York e encontrou personagens para suas fotos. Além das imagens, as pessoas fotografadas também compartilhavam pequenas histórias e pensamentos, que eram postados, primeiro, no perfil pessoal de Brandon, no Facebook, e depois, em uma página específica do projeto. Como o volume das fotos era muito maior do que um álbum comportava, ele criou um blog para abrigar todas as suas histórias.

Hoje, a página do “Humans of New York” no Facebook tem mais de 9 milhões de fãs, suas histórias foram reunidas em um livro, de mesmo nome, que se tornou best seller do New York Times, e seu projeto se tornou referência para outras pessoas, existindo atualmente mais de 220 sites com a mesma proposta.

Inspirado pelo mesmo objetivo, o Festival do Minuto viu nesta ideia um grande potencial para vídeos com histórias que podem ser contadas em até um minuto. Os trechos das entrevistas de Brandon nos mostram histórias únicas de pessoas reais, de humanos que vivem em uma mesma cidade e são tão singulares na multidão. A curadoria do Festival do Minuto pretende receber vídeos que tragam essa sensibilidade no olhar de quem está atrás da câmera, seja ela uma super pro ou um smartphone.

Para “Humanos de…”, o Festival do Minuto traz a parceria do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net), um museu virtual e colaborativo de histórias de vidas, fundado no mesmo ano do festival, em 1991. O concurso alinha-se com o objetivo do Museu, o de “registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade”.

Dessa forma, além da veiculação dos vídeos inscritos no site e canais do Festival do Minuto, o concurso ganhará uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa.

O concurso é aberto em nível internacional e as inscrições podem ser feitas até 30 de novembro, no site do Festival do Minuto, www.festivaldominuto.com.br. Os melhores vídeos selecionados pela curadoria receberão o Troféu Minuto e, dentre eles, o escolhido pelo voto do público será contemplado com o Troféu Minuto mais mil reais pela colocação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.