Onde Vivem os Monstros

Com mais de 17 mil exemplares vendidos no Brasil, a Editora Cosac Naify relança, em nova edição, a obra-prima de um dos pioneiros do livro ilustrado, o norte-americano Maurice Sendak (1928-2012). Onde Vivem os Monstros venceu os principais prêmios de literatura infantil, foi traduzido para mais de vinte idiomas e aclamado pela crítica.

O título é o primeiro lançado pela Cosac Naify dentro do projeto de publicar a obra completa do autor no país. A edição manteve a capa dura, mas tornou-se menos sisuda e mais acessível, sem tecido ou sobrecapa. Outra novidade são as ilustrações mais vivas, com cores marcantes, impressas a partir de novos arquivos digitais.

Na história, escrita em 1963, o garoto Max, vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um miniveleiro até desembarcar na ilha onde vivem os monstros. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas.

Uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais, que foi adaptada para o cinema pelo diretor americano Spike Jonze, em 2009.

Sobre o autor: Maurice Sendak (1928-2012) nasceu em Nova York. Filho de imigrantes poloneses judeus, sempre gostou de ler e desenhar. Entre seus autores preferidos, costumava citar Louis Stevenson, Herman Melville e Mark Twain. Seus desenhos têm uma linguagem muito original, com forte influência de Marc Chagall, Henri Matisse, Goya e Picasso. Além de livros infantis, Sendak também desenvolveu cenários e figurinos para óperas e balés. Algumas de suas criações viraram séries de TV, como Os Sete Monstrinhos e O Pequeno Urso. Recebeu, entre outros, o prêmio Caldecot (a mais alta condecoração para um artista de livros infantis), e também o Hans-Christian-Andersen (1970), em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Em 1997, foi agraciado pelo presidente americano Bill Clinton com a National Medal of Arts, a mais alta distinção artística dos Estados Unidos.

Onde Vivem os Monstros
Autor: Maurice Sendak
Tradução: Heloisa Jahn
Editora: Cosac Naify
Páginas: 40 (ilustradas)
Preço: R$ 49,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.