Mostra reúne filmes de horror

O cinema, como arte popular e visual, sempre foi povoado por seres extraordinários, criaturas bizarras, deformidades que inexistem no mundo real. Como elementos de ficção científica, de horror, em comédias ou dramas, os monstros sempre tiveram presença garantida no cinema de gênero. A Cinemateca Brasileira destaca a presença destas figuras em pérolas do seu acervo de filmes nacionais e estrangeiros na Mostra Monstro, que acontece de 2 a 12 de outubro, em São Paulo.

Entre os filmes brasileiros, uma obra-prima do cinema de invenção, Os Monstros de Babaloo, de Eliseu Visconti, comédia de humor negro sintonizada com o cinema underground realizado na década de 1970; Uma Curiosa Ficção CientíficaBonecas Diabólicas, de Flávio Nogueira, espécie de The Stepford wives tupiniquim. Dois clássicos americanos, King Kong, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, e Vampiros de Almas, de Don Siegel, bastante influentes no cinema fantástico e ficção científica. Um melodrama sobre o mestre do horror James Whale, Deuses e Monstros recria o clima do monstro Frankenstein. Também na mostra um ótimo filme de horror contemporâneo, Olhos Famintos, de Victor Salva, onde dois adolescentes são perseguidos por uma espécie de Bicho Papão, e A Casa do Espanto, terrir de Steve Miner que fez muito sucesso na década de 1980. Por fim, um filme de monstro oriental, O Hospedeiro, de Bong Joon-ho, enorme sucesso do novo cinema sul-coreano.

Todos os filmes serão exibidos em cópias 35mm que fazem parte do acervo da Cinemateca Brasileira. A programação da mostra pode ser conferida no site www.cinemateca.gov.br.

 

Mostra Monstro
Data: de 2 a 12 de outubro
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana – São Paulo/SP – (11) 3512 6111

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.