Terminam nesta sexta as inscrições para o concurso Memória do Esporte Olímpico Brasileiro

Termina nesta sexta, 6 de fevereiro, o prazo para as inscrições de projetos no concurso Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que fará seleção pública de oito novos documentários. Cada proposta de curta-metragem selecionada receberá R$ 230 mil para ser rodada ao longo de 2015. Qualquer produtora de vídeo brasileira cadastrada na Agência Nacional de Cinema (Ancine) pode concorrer. As inscrições devem ser feitas pelo site www.memoriadoesporte.org.br.

Em execução desde 2011, o Memória do Esporte Olímpico já viabilizou 29 curtas-metragens de 26 minutos cada e dois médias-metragens de 52 minutos sobre atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos. Patrocinado pela Petrobras, ESPN e EBrasil, o projeto pretende chegar a 2016 com um acervo superior a 50 títulos. Os filmes são exibidos no canal ESPN e em mostras temáticas de salas de cinema e pontos de cultura.

Entre os atletas retratados nos documentários do Memória do Esporte Olímpico de 2014 estão: João do Pulo (João do Vôo – A História de uma Medalha Roubada, de Sergio Miranda e Pedro Simão); a levantadora de peso Maria Elisabete Jorge (Bete do Peso, de Kiko Mollica);  Tetsuo Okamoto, dono da primeira medalha olímpica da natação brasileira (O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto, de Rodrigo Grota); a boxeadora Adriana Araújo (As Lutas de Adriana, de Alberto Ianuzzi) e a pentatleta Yane Marques (5 X Yane, de Renata Almeida Magalhães e Flora Diegues). As edições de 2011 e 2012 contaram com a participação de cineastas renomados, a exemplo de Cacá Diegues (com Flora Diegues e Renata Almeida Magalhães em No Meio do Caminho Tinha um Obstáculo), Murilo Salles (Reinaldo Conrad: A Origem do Iatismo Vencedor), Ugo Giorgetti (México 1968 – A Última Olimpíada Livre) e Laís Bodansky (Mulheres Olímpicas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.