Mostra Tiradentes exibe em São Paulo os filmes vencedores de sua última edição

Pelo terceiro ano consecutivo, a Mostra Tiradentes traz à São Paulo sua programação, numa parceria com o Sesc-SP, que este ano acontecerá de 17 a 22 de março, com todos os filmes vencedores da edição mineira de 2015, obras de diretores brasileiros em destaque na cena contemporânea bem como uma programação dedicada aos curta-metragens paulistas.

Serão exibidos 12 longas e 17 curtas, a grande maioria em suas primeiras exibições na cidade, em 16 sessões de cinema no Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila  Buarque), além de duas oficinas e três debates temáticos, integrando a programação do Circuito CineSesc.

Eleito pelo júri da crítica o melhor filme da Mostra Aurora, “Mais do que Eu Possa me Reconhecer” (RJ), de Allan Ribeiro, abre o evento no dia 17 de março, às 20h. Os outros seis filmes desta sessão competitiva, criada para diretores em seus primeiros longas e que se transformou numa vitrine da produção autoral, serão exibidos ao longo da programação: “A Casa de Cecília” (RJ), de Clarissa Appelt; “Medo do Escuro” (CE), de Ivo Lopes Araújo; “O Signo das Tetas” (MA), de Frederico Machado; “Ressurgentes: um Filme de Ação Direta” (DF), de Dácia Ibiapina; “Teobaldo Morto, Romeu Exilado” (ES), de Rodrigo de Oliveira; e “O Animal Sonhado” (CE), do coletivo formado por Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes.

A seleção, a cargo do curador Cléber Eduardo e do curador assistente Francis Vogner dos Reis, busca sempre maneiras de compreender e propor estilos e formas mais arriscadas no cinema brasileiro atual. Cinco Estados aparecem representados na Mostra Aurora deste ano (Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Distrito Federal e Rio de Janeiro), com títulos assinados por realizadores de até três longas-metragens no currículo.

Outros premiados em Tiradentes que terão exibição em São Paulo são os ganhadores de júri popular: o longa “O Dia do Galo” (MG), de Cris Azzi e Luiz Felipe Fernandes, e o curta “De Castigo” (SP), de Helena Ungaretti, e o ganhador da Mostra Transições, melhor longa eleito pelo júri jovem, “O Tempo Não Existe no Lugar em que Estamos”(MG), de Dellani Lima.

Outros longas, também destaques da programação, terão suas sessões: “Dois Casamentos” (RJ), de Luiz Rosemberg Filho, e “A Revolução do Ano” (SP), de Diogo Faggiano.

Completam ainda a programação, o melhor curta da Mostra Foco, eleito pelo júri da crítica, “Estátua!”, produção de São Paulo, com direção da baiana Gabriela Amaral Almeida, o curta que ganhou o Prêmio Aquisição do Canal Brasil, “Outubro Acabou” (RJ), de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, e o curta eleito pelo júri popular “De Castigo” (SP), de Helena Ungaretti.

Os curtas paulistanos ganham uma sessão especial, a Mostra Cena Paulista, com temáticas e estéticas bastante variadas, filmes bem humorados e mais sérios, entre os quais estão comédia, suspense, documentário, político, representando a diversidade de proposta cinematográfica no curta-metragem produzido em São Paulo.

A edição paulista retoma o tema eleito para a 18ª edição em Minas, “Qual o lugar do cinema hoje?” e amplia o debate com novas vozes. A temática que permeia a programação discute o trânsito entre telas, os diálogos entre as artes e o espaço da política no cinema.

Na programação, três debates conceituais: na sexta, dia 20, de 14h às 15h30, o primeiro debate enfoca o tema O lugar do cinema: trânsito entre as telas. No mesmo dia, O lugar do cinema: espaço da política acontecerá às 20h30, após a exibição do filme “Retratos de Identificação” que conta com a participação da diretora Anita Leandro e convidados. No sábado, dia 21, de 14h às 15h30, acontece o terceiro debate, com o tema O lugar do cinema: trânsito entre as artes. O objetivo é dar continuidade às discussões em pauta durante a 18ª Mostra Tiradentes.

Entre os dias 18 e 20 de março, serão oferecidas duas oficinas. Pela manhã, nos três dias, o cineasta Joel Pizzini irá ministrar a oficina de “O Documentário na TV: Novos Conteúdos e Novas Formas”. Já no período da tarde, o cineasta e professor Eduardo Aguilar ministrará a oficina “Assistência de Direção e Continuidade”. Ambas são dirigidas a estudantes de cinema e TV e interessados no fazer cinematográfico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.