Mostra faz retrospectiva do cineasta argentino Leopoldo Torre Nilsson

Chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, pela primeira vez no Brasil, uma retrospectiva com grande parte da obra do prestigioso cineasta argentino Leopoldo Torre Nilsson (1924-1978). Sob curadoria de Andrea Armentano e Sofía Torre, com 20 filmes na programação, durante 11 dias, a mostra apresentará, em cópias em 35mm e em digital, desde o seu primeiro filme, O Crime de Oribe, com codireção de seu pai Leopoldo Torres Ríos, até seus últimos filmes, como Boquinhas Pintadas, e grandes destaques da crítica como A Mão na Armadilha.

Mundialmente conhecido como um dos maiores adaptadores de obras literárias, Torre Nilsson levou às telas romances de grandes escritores como Jorge Luis Borges, Roberto Arlt, Manuel Puig, Aldofo Bioy Casares e de sua companheira Beatriz Guido.

Abordou em muitos dos seus filmes questões políticas e religiosas, fazendo uma grande crítica à sociedade da época, sofrendo censuras durante a ditadura militar, culminando com a proibição de seu último filme, Pedra Livre, em 1975.

Com grande destaque na cinematográfica internacional, participou de diversas edições dos maiores festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim, Veneza e San Sebastian. Concorreu a Palma de Ouro e ganhou o prêmio FIPRESCI com A Mão na Armadilha no Festival de Cannes em 1961 e ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1973 com o filme Os Sete Loucos, entre outros prêmios.

Com diversas passagens durante sua vida pelo Brasil, Torre Nilsson venceu em 1969 o Festival do Rio com o filme Martín Fierro. Contemporâneo de Glauber Rocha, ele é citado no artigo O Cego que Via Longe, escrito por Glauber, com carinho e admiração.

Com início no CCBB SP, no dia 27 de maio, a mostra O Olho que Espia Uma Retrospectiva de Leopoldo Torre Nilsson fica na capital paulista até dia 8 de junho, seguindo para o CCBB RJ, de 1 a 6 de julho, e finalizando sua itinerância no CCBB DF, de 22 a 27 de julho.

A programação dos filmes pode ser conferida no site http://culturabancodobrasil.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.