Mostra exibe filmes independentes do Quebéc

Desde 2007, o Ciné Tapis Rouge organiza anualmente um festival de trocas cinematográficas entre o Quebec e um outro país. O primeiro objetivo do festival é o de prestigiar o cinema independente. A vantagem desta estratégia é permitir que público do Quebec descubra a cada edição uma nova cinematografia, além de divulgar os filmes quebequenses no outro país.

Após as parcerias com a Suíça, a Bélgica, a Catalunha, na Espanha, a Romênia, a Dinamarca e a Baviera, na Alemanha, o Ciné Tapis Rouge propõe uma troca com o Brasil.

Em setembro de 2014, a região canadense recebeu o cinema brasileiro e agora é a vez do cinema quebequense chegar ao Brasil com uma programação de filmes que reflete a diversidade da cinematografia do Quebec.

Na edição brasileira da mostra Cinema Contemporâneo do Quebéc, serão exibidos 12 longas e sete curtas-metragens de cineastas independentes do Quebec. Entre 25 de junho e 1º de julho, estarão presentes a diretora geral do festival Vanessa-Tatjana Beerli e dois cineastas: Robert Morin, um dos maiores cineastas independentes em atividade, e Luis Oliva.

Na mostra, destacam-se os documentários do cineasta Robert Morin, como “3 Histoires d’Indiens”, exibido no Festival Internacional de Cinema de Berlim, e “Journal d’um Coopérant”, além do filme “Whitewash”, de Emanuel Hoss-Desmarais, ganhador do Festival de Cinema de Tribeca.

O filme de abertura será 3 Histórias Indígenas, com a presença do diretor, Robert Morin, dia 24 de junho, às 20h30. A retirada de ingressos será feita uma hora antes da sessão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.