Romance Policial

Clássicos da filmografia nacional dos anos 80 foram escritos por Jorge Durán, roteirista por trás de sucessos de Hector Babenco, como “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1977), “Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981)” e “O Beijo da Mulher-Aranha” (1984). Não é exagero dizer que Durán ajudou o cinema nacional a conquistar pelas primeiras vezes indicações e premiações no Oscar, em Cannes, em Locarno e no Globo de Ouro. Seu filme mais conhecido e reconhecido como diretor, “Proibido Proibir” (2006), ganhou inúmeros prêmios internacionais, entre eles o Prêmio Especial do Júri no Festival de Havana.

No dia 4 de junho, o cineasta chileno radicado no Brasil há 39 anos lança o seu quarto filme no qual assina direção e roteiro. “Romance Policial” é uma coprodução entre Brasil e Chile. Daniel de Oliveira protagoniza o longa na pele de Antônio, um funcionário público que deixa o Rio de Janeiro e se aventura em uma viagem para o Deserto do Atacama em busca de inspiração para escrever um romance. Depois de ser envolvido em um assassinato, conhece a misteriosa Florência (Daniela Ramirez), com quem inicia uma perigosa relação amorosa. O suspense e a tensão acompanham o personagem que se vê completamente imerso em um enigma local. Perturbado, passa a escrever compulsivamente e, aos poucos, com uma das paisagens mais marcantes do mundo como cenário, encontra as respostas que procura.

“Romance Policial” foi rodado no povoado de San Pedro de Atacama, no Chile, e endossa um gênero pouco explorado no cinema nacional: o suspense. Durán utiliza poucos clichês do gênero e mesmo assim cria uma história misteriosa e envolvente para o espectador. O trabalho reforça a parceria de Durán com Luís Abramo, diretor de fotografia dos dois últimos longas do cineasta: “Proibido Proibir” (2006) e “Não se Pode Viver sem Amor” (2010), com o qual ganhou o prêmio de Melhor Fotografia no 38º edição do Festival de Gramado.

Além de Daniel de Oliveira, que passou três meses morando em Buenos Aires para aperfeiçoar o idioma espanhol, o elenco conta com os chilenos Daniela Ramirez, Alvaro Rudolphy e Roxana Campos. Rudolphy e Roxana foram premiados no Festival Cine PE 2014 com os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante. Alvaro Rudolphy é um artista consagrado no Chile, com experiência em teatro e filmes, conhecido principalmente pelos papéis nas telenovelas locais. Já ganhou inúmeros prêmios como o Apes 2001 de Melhor Ator pelo papel em “Mercado de Amores” e o prêmio Altazor 2008 pela atuação em “Alguien te Mirra”, duas grandes telenovelas chilenas.

O novo filme foi realizado por um Durán cercado pela família. Todos os filhos participam da obra, além de uma neta. Gabriel Durán é o produtor do filme e assina também a montagem, ao lado do irmão Pedro Durán e com o auxílio da neta Mariana Durán. A filha Tatane Durán, famosa ceramista chilena que vive em San Pedro, criou a escultura em cerâmica que tem destaque na produção. A obra, que representa uma virgem andina, foi criada especialmente para o longa e inspirada na atriz Daniela Ramirez.

O longa é o primeiro filmado na terra Natal de Durán, que deixou o Chile em 1973 por causa do regime militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.