Cineasta finlandês Aki Kaurismäki em mostra inédita

A mostra O Cinema de Aki Kaurismäki, que será exibida na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 21 de julho a 2 de agosto, e na Caixa Belas Artes, em São Paulo, de 13 a 26 de agosto, reúne 17 longas e nove curtas-metragens do diretor e produtor finlandês. É a mais completa retrospectiva já apresentada sobre o cineasta que, junto com seu irmão Mika, com quem fundou a produtora Villealfa, é responsável por um quinto da produção da indústria cinematográfica da Finlândia.

A mostra conta ainda com um debate no dia 25 de julho (sábado), às 18h, tendo como convidados os críticos de cinema Sérgio Alpendre (da Folha de São Paulo) e Gilberto Silva Jr (da Revista Interlúdio), e mediado pelo curador João Juarez Guimarães. O público que for assistir aos filmes poderá também conhecer uma seleção de cartazes originais e fotos de filmagens dos filmes de Aki Kaurismäki, pertencentes ao Instituto Finlandês de Cinema, que estarão expostas no saguão do cinema.

Entre os longas-metragens que serão exibidos, destacam-se Contratei um Matador Profissional (1990), com o astro francês Jean-Pierre Léaud; Os Leningrados Cowboys Vão para a América (1989), filme que tornou Aki conhecido internacionalmente e que tem participação especial do cineasta Jim Jarmush no elenco; O Homem sem Passado (2002), que ganhou o Grande Prêmio e o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes 2002 e foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2003; e seu último longa, O Porto (2011), que conquistou diversos prêmios internacionais, entre eles, o Prêmio Fipresci, Menção Especial – Prêmio do Júri Ecumênico e a Palm Dog (para a cachorra Laïka) no Festival de Cannes, e Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Chicago.

Aki Kaurismäki escreve, dirige, produz e, quase sempre, edita seus filmes, que raramente excedem 90 minutos. São, geralmente, excêntricas paródias de vários gêneros – road movies, filmes noir e musicais –, muitas delas rodadas em Helsinque, capital da Finlândia.

Filho de um vendedor e de uma dona de casa, Aki Olavi Kaurismäki nasceu em 4 de abril de 1957, em Orimattila, sul da Finlândia. Estudou Cinema, em Helsinque, e Jornalismo, em Tampere, mas desistiu dos cursos e trabalhou como carteiro e lavador de pratos antes de se tornar um respeitado crítico. Aki chamou a atenção logo com seu primeiro longa-metragem de ficção, Crime e Castigo (1983), versão livre do clássico de Dostoiévski. Neste filme de estreia como diretor, já se encontravam os elementos que caracterizam sua obra: personagens lacônicos de pessoas comuns, diálogos resumidos ao essencial para que a história seja compreensível, privilegiando a resolução da trama em termos visuais e o uso constante de planos gerais com longa duração.

 

Mostra O Cinema de Aki Kaurismäki
Data: 21 de julho a 2 de agosto de 2015 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Lotação: 78 lugares (mais três para cadeirantes)
Classificação Indicativa: Consultar programação
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.