Obra

Em crise e oprimido por uma cidade que o fascina mas também o sufoca, João Carlos (Irandhir Santos) tem uma relação contraditória com a metrópole e seus arranha-céus que restringem seu horizonte. Em suas andanças por uma cidade quase futurista, em que os espaços se fecham sobre ele, o arquiteto questiona suas origens e passa a reavaliar sua profissão, a cidade e sua relação com a esposa (a atriz britânica Lola Peploe), uma arqueóloga urbana que pesquisa a história recente da capital paulista.

Mais que cenário, a metrópole é protagonista dessa história, pois são as relações de cada personagem, e principalmente do arquiteto, com seus espaços públicos e privados que delineiam as ações e as emoções de cada um deles.

Obra, longa-metragem de estreia do cineasta paulistano Gregório Graziosi, entra em cartaz no dia 13 de agosto, em 11 cidades brasileiras: São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza. Filmado em preto e branco, em formato scope, retrata São Paulo de forma inovadora e vem conquistando público e crítica pelos festivais do Brasil e do mundo. O filme fez sua première internacional no Festival de Toronto 2014. Já sua pré-estreia nacional ocorreu no Festival do Rio 2014, onde conquistou o prêmio de melhor fotografia e foi eleito o melhor filme latino-americano pela FIPRESCI.

Protagonizado por Irandhir Santos e Júlio Andrade, o filme conta a história do jovem arquiteto João Carlos de Almeida Neto (Irandhir) que, às vésperas do nascimento do primeiro filho, descobre um cemitério clandestino na obra que executa em um terreno que pertenceu a seu avô. Duramente confrontado por seu mestre de obras (Júlio), tem de encarar os difíceis dilemas a respeito do passado de sua família.

Leia crítica do filme, publicada na Revista de CINEMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.