Mostra reúne filmes sob o aspecto da montagem

A mostra “Cinema de Montagem”, que acontece na Caixa Cultural, de 10 a 23 de setembro em São Paulo (Caixa Belas Artes), e de 6 a 18 de outubro no Rio de Janeiro, exibirá um panorama de filmes que têm a montagem como principal dispositivo de criação. Além das sessões, que reúnem 21 filmes, raramente ou nunca exibidos no Brasil, serão realizados três debates e duas masterclasses, em cada uma das capitais, com o objetivo de ampliar o diálogo e a reflexão sobre possíveis abordagens e ferramentas utilizadas por montadores de cinema.

O evento traz filmes nacionais e de países como França, Japão, Portugal, Áustria, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos, com curadoria de Eva Randolph, Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes. A mostra pretende contribuir para a divulgação da arte da montagem, proporcionando um espaço de debate para os profissionais da área, bem como estabelecer o interesse do público leigo por este dispositivo de criação. A variada seleção de filmes, oriundos de diferentes épocas e com mecanismos próprios, será reunida em um livro-catálogo que incluirá textos inéditos dos montadores Daniel Rezende, Diana Vasconcellos, Eduardo Escorel, Eduardo Serrano, Giba Assis Brasil, Idê Lacreta, Joana Collier, Jordana Berg, Karen Harley, Livia Serpa, Marília Moraes, Paulo Sacramento, Ricardo Miranda, Ricardo Pretti.

Entre os filmes em cartaz, destaque para a exibição completa de “Histoire(s) du Cinéma”, de Jean-Luc Godard, uma série de oito filmes experimentais que exploram os limites da técnica de montagem, e do conhecimento, realizados entre 1988 e 1998; “Je t’aime, je t’aime”, ficção científica de 1968, dirigida por Alain Resnais; “Limite”, filme-poema do brasileiro Mário Peixoto, em versão restaurada; o Tour de Force biográfico “Edvard Munch”, dirigido por Peter Watkins; “O Cremador”, obra terrível e originalíssima de Juraj Herz; e o vanguardista  “Uma Página de Loucura”, dirigido pelo japonês Teinosuke Kinugasa em 1926.

Destaque especial para a participação de figuras do cinema nacional no decorrer de todas as atividades em São Paulo:

– Na sexta-feira, dia 11 de setembro, às 14h, Rogério Frota (editor há 25 anos e presidente da Associação de Profissionais de Edição de Audiovisual – EDT) e Daniel Garcia (roteirista e montador de “Lenine em Continuação” e produtor do documentário “Mateo”) discutem os rumos do mercado, com mediação de Karen Akerman (montadora de mais de 40 filmes, montou o recente “O Lobo Atrás da Porta”), uma das curadoras da mostra;

– No sábado (12), a partir das 16h, os montadores Willem Dias (“De Medor” e “Carandiru”), André Finotti (“Novela das Oito” e “Os Inquilinos”) e Veronica Saenz (profissional que atua no mercado desde 1981) dividem suas experiências e impressões sobre a profissão, com mediação de André Francioli (montador de “O Fim da Picada” e “Fiel”);

– No dia 13 de setembro, 14h, o diretor e roteirista Kiko Goifman (“Filme Fobia”) discute os limites da linguagem com Cristina Amaral (colaborou com Marina Person, André Sturm, João Batista de Andrade, entre outros), Carlos Adriano (cineasta e doutor em cinema pela USP) e mediação do crítico de cinema Francis Vogner.

A primeira masterclass em São Paulo será ministrada dia 19 de setembro pelo uruguaio Michael Wahrmann, realizador do premiado “Avanti Popolo”, às 16h. O diretor e montador Paulo Sacramento – conhecido por seu envolvimento em clássicos recentes da filmografia nacional, como “Amarelo Manga”, “Riocorrente”, “O Prisioneiro da Grade de Ferro”, “É Proibido Fumar” e “Encarnação do Demônio” – e Idê Lacreta, profissional com mais de 30 anos de contribuição em montagem cinematográfica (“Ópera do Malandro” e “Um Céu de Estrelas”), compartilham suas experiências a partir das 14h, no domingo (20), fechando o ciclo na capital paulista.

Grandes nomes da montagem em cinema, TV e vídeo também participam das palestras e masterclasses no Rio de Janeiro:

– Quarta-feira, 7 de outubro, o Cinema 1 da Caixa Cultural Rio recebe, às 18h30, os montadores Vinícius Nascimento (“Hélio Oiticica”) e Célia Freitas (videoartista com mais de 12 anos de experiência) para debater edição cinematográfica, com mediação da curadora Eva Randolph (“Amor, Plástico e Barulho”, “Pachamama” e “Jards”). No mesmo dia, a partir das 20h30, ocorre também a primeira masterclass carioca, com a montadora Karen Harley, que co-dirigiu o indicado ao Oscar “Lixo Extraordinário”, editou “Cinema, Aspirinas e Urubus” e o recente “Que Horas Ela Volta?”.

– No dia seguinte, 8 de outubro, às 18h30, a montadora Jordana Berg (“Edifício Master”, “Jogo de Cena” e “As Canções”) ministra sua masterclass.

– Na mesa que debate Montagem e Linguagem, do dia 11 de outubro, o pesquisador, professor de cinema e ensaísta Cezar Migliorin (Universidade Federal Fluminense) faz a mediação entre os diretores e montadores Joel Pizzini (“Olho Nu” e “Mr. Sganzerla”), Fred Benevides (“Viventes” e “Visita ao Filho”) e Fernando Vitor (“Serra Pelada” e “Trair e Coçar é Só Começar”).

– Encerrando os debates na capital carioca, Marina Meliande, montadora dos premiados “Histórias que Só Existem Quando Contadas” e “Girimunho”, divide a mesa de debate com Pedro Bronz (montador de “Getúlio” e “Herbert de Perto”) e André Sampaio (“Rua Netuno Morada do Sol”), com mediação do diretor e roteirista Allan Ribeiro (“Mais do que Eu Possa me Reconhecer”), no sábado (17), a partir das 14h.

 

Mostra Cinema de Montagem

São Paulo
Data:
10 a 23 de setembro
Local: Caixa Belas Artes – Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP) – (11) 2894-5781 – www.caixabelasartes.com.br
Entrada: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia-entrada). Clientes que comprarem o ingresso com cartão de débito ou crédito da Caixa paga R$ 7.
Funcionamento: de segunda a domingo, das 13h30 às 23h30
Capacidade: 144 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2

Rio de Janeiro
Data: 
06 a 18 de outubro
Local: Caixa Cultural – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815 – www.caixacultural.com.br
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais três para cadeirantes) / Cinema 2 – 80 lugares (mais dois para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.