SescTV exibe série sobre literatura

Um programa de televisão que mergulha na literatura, unindo entrevistas com escritores e curiosidades que fomentam o mundo da criação de livros (como “onde os escritores escrevem?”, a “fagulha que originou a vontade de escrever”, “booktubers” e “livros mais comentados”). Com 52 episódios, com duração de 26 minutos cada, a série do SescTV possui um portal na internet com recortes de todos os depoimentos e quadros, uma fonte de pesquisa inédita no Brasil.

Lançada no dia 28 de setembro, a série Super Libris, dirigida pelo escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero (autor de livros como O Chalaça, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995), traz episódios formados por pequenos quadros, com variados temas relativos ao universo literário. Entre os 52 escritores entrevistados, estão Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças, Xico Sá e Ruy Castro.

A lista apresenta autores consagrados, mas também expoentes da nova geração brasileira. Além das entrevistas com escritores, o programa tem os quadros: Quarta Capa, sobre pessoas, em sua maioria, jovens, que após lerem um livro postam na internet suas impressões sobre o texto, os chamados bookbusters; Ptolomeus, que apresenta diferentes formas de bibliotecas instaladas, por exemplo, tradicionais, em ônibus, em bonde ou em árvores; Primeira Impressão, onde o autor sugere um livro que ele julga importante; Prefácio, onde quatro especialistas em literatura infantil indicam leituras indispensáveis ao desenvolvimento da criança; Pé de Página, onde o escritor escreve, como se concentra, qual é o seu método; Orelhas, animação sobre biografias de dois autores de diferentes lugares e épocas; e Colofão, que apresenta, a partir do ponto de vista do profissional envolvido, como os livros são escolhidos, feitos e distribuídos, como se produz uma capa, a impressão, a ilustração, o passo a passo da produção de um livro.

O dinamismo da série, proposta como um mosaico de quadros curtos, busca seduzir também os mais jovens, sugerindo uma abertura de diálogo do livro com as novas mídias e, por consequência, com o público. A produção do projeto durou 1 ano e meio, com seis meses para as entrevistas com autores.

Super Libris inclui ainda um portal na internet, no qual disponibiliza todos os episódios da série, no endereço superlibris.sesctv.org.br. As 52 entrevistas com autores estão disponibilizadas, além de todos os quadros, já editados separadamente para facilitar a consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.