Janela Internacional abre inscrições para oficinas

O VIII Janela Internacional de Cinema do Recife, que acontece de 6 a 15 de novembro, está com inscrições abertas, até 2 de novembro, para duas oficinas. As atividades integram a inédita programação Petrobras Apresenta: Aulas de Cinema do Janela.

Pela primeira vez ao Recife, a mestre em efeitos visuais Caroline Pires, radicada em Londres, ministra a atividade sobre efeitos visuais, entre os dias 12 e 13 de novembro, cujo foco é trazer informações sobre ferramentas atuais para, de maneira inteligente, propor soluções no processo de criação de um filme, sem um grande orçamento. No ramo da indústria cinematográfica há sete anos, Caroline fez parte da equipe de filmes como A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, ganhador do Oscar de efeitos especiais, além de 127 horas, 007 – Quantum of Solace e o recente Tower Block. Serão disponibilizadas 15 vagas.

Com a oficina “Super 8”, o Janela Internacional de Recife realiza uma atividade educativa, em parceria com a Kodak, para celebrar os 50 anos de existência deste formato e modelo estético que batiza um dos movimentos do cinema pernambucano. Um dos profissionais que irá trazer luz sobre o tema é o realizador e produtor radicado em Los Angeles (EUA) Ivan Cordeiro, autor do curta-metragem “Censura Livre” (1979) e um dos clássicos do Super 8 recifense – restaurado e reexibido pelo Janela em 2013.

Além de Ivan, ministram a oficina os produtores norte-americanos Phil e Rhonda Vigeant, proprietários da Pro8mm, produtora especializada na venda e revelação de filmes analógicos, também em Los Angeles. Com três dias de duração, de 13 a 15 de novembro, a atividade tem, em sua ementa, aulas teóricas sobre elementos básicos para trabalhar com filme Super 8, tais como funções básicas da câmera e tipos de filme que existem no mercado, além da prática.

No último encontro da oficina “Super 8”, serão exibidos os filmes produzidos pelos alunos. Os materiais filmados serão enviados para o estúdio da Pro8mm, em Los Angeles e, após a revelação, serão digitalizados e enviados pela web para que os participantes tenham acesso. A revelação e os filmes serão patrocinados pela Kodak, empresa que marcará participação também com um representante no Recife. São 20 vagas disponíveis.

Para se candidatar a uma das vagas, é preciso preencher um formulário pelo site www.janeladecinema.com.br. A seleção será feita com análise do currículo dos candidatos. A oficina de efeitos visuais é gratuita. E para a atividade de Super 8, o valor de investimento é de R$ 120,00.

 

One thought on “Janela Internacional abre inscrições para oficinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.