Mostra apresenta retrospectiva de Trinh T. Minh-ha

A mostra O Cinema de Trinh T. Minh-ha, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 20 de outubro a 1º de novembro, homenageia a premiada cineasta vietnamita, uma das principais responsáveis por renovar a prática do documentário no cinema contemporâneo, ainda pouco conhecida no Brasil.

Artista multifuncional, Trinh T. Minh-ha é cineasta, compositora, escritora, poeta e professora. Com um olhar voltado predominantemente para questões de gênero, política cultural e pós-colonialismo, seus filmes são experimentos que desafiam as abordagens convencionais de etnografia e documentário.

Entre os prêmios recebidos na carreira, estão International Trailblazers Award, do Festival de Cannes, o National Independent Filmmaker Maya Deren Award, do American Film Institute, e o prêmio bolsa da Fundação Guggenheim.

A mostra exibirá todos os seus trabalhos – 10 filmes (seis longas, um média e três curtas-metragens), desde Remontagem (1982), cuja construção reconfigura os pressupostos ocidentais da etnografia visual, até Passagem Noturna (2004), que se apropria da tecnologia digital para inventar novas formas de fabricação fílmica. A programação também inclui curtas criados para instalações em galerias de arte, sessões comentadas, mesa redonda e uma masterclass ministrada com Trinh T. Minh-ha.

Entre os destaques da mostra, que tem curadoria de Carla Maia e Luís Felipe Flores, está o premiado Espaços Descobertos – Viver é Circular (Naked Spaces – Living is round, 1985), que leva adiante algumas das reflexões iniciadas com Remontagem. Filmado em diversos países da África (Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Benin, Togo), o filme estabelece relações potentes entre alguns povos africanos e suas cosmologias particulares.

Durante o evento, haverá publicação de um catálogo, constituído por sinopses, fotografias, traduções de ensaios da diretora, além de artigos inéditos escritos por críticos e pesquisadores brasileiros. Os espectadores poderão obter um exemplar mediante a apresentação de dois ingressos das sessões.

No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 18h30, haverá sessão especial do lançamento do catálogo comentada pelos curadores. As masterclasses gratuitas com a diretora Trinh T. Minh-ha ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro, às 16h. No dia 24, logo depois da masterclass, às 18h30, a diretora apresentará a sessão do filme Espaços Descobertos: Viver é Circular.

Serão ainda realizadas sessões comentadas pelos curadores da mostra, pelo professor e documentarista Gustavo Soranz, pelo pesquisador Pedro Veras e pelo professor e curador Ewerton Belico. No penúltimo dia da mostra, 31 de outubro, haverá uma mesa redonda sobre O Cinema de Trinh T. Minh-ha, com a pesquisadora, crítica e professora Ilana Feldman, a professora, escritora e cineasta Rose Satiko, além dos curadores, com entrada franca.

 

Mostra O Cinema de Trinh T. Minh-ha
Data: 20 de outubro a 1º de novembro (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas  1 e – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares  (mais 3 para cadeirantes); Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria:  terça a sexta-feira, de 18h às 20h. Finais de semana, de 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

One thought on “Mostra apresenta retrospectiva de Trinh T. Minh-ha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.