Uma Ponte entre Espiões

No fim da década de 50, em meio ao conflito entre russos e americanos na Guerra Fria, o agente da KGB Rudolf Abel era um dos nomes mais importantes do quadro de espiões da URSS. Disfarçado como fotógrafo em um pequeno estúdio no Brooklyn, comandou durante nove anos toda a operação russa nos EUA e só foi preso, em 1957, quando um compatriota o traiu e o entregou para o FBI.

Responsável pela defesa de Abel no tribunal, o advogado e militar americano James B. Donovan acabou desenvolvendo uma relação com Abel. Os detalhes desta história são contados por Donovan em “Uma Ponte entre Espiões”, um best-seller americano que chega às livrarias pela editora Record em outubro e ganha também uma versão cinematográfica – o filme “Ponte de Espiões”, que marca o retorno da parceria entre Tom Hanks e Steven Spielberg, e estreia no próximo dia 22.

Para evitar que Abel fosse condenado à pena de morte, Donovan argumentou que o agente poderia ser usado numa futura troca de espiões com a URSS. Foi quase como uma previsão, já que apenas três anos depois é que tal prática seria institucionalizada entre os dois países. E é exatamente assim que a história dos dois termina, em 1962. Após uma negociação capitaneada por Donovan, Abel é trocado pelo piloto de U-2 Francis Powers, capturado pelos russos. O cenário é a ponte Glienicke, que ligava a Alemanha Ocidental à Oriental.

No livro, Donovan narra todos os estágios do julgamento – que terminou na Suprema Corte dos EUA – e os bastidores da negociação da troca. A história revela detalhes de métodos de inteligência e espionagem que hoje parecem tão distantes e primitivos, além de tratar-se de um dos mais peculiares episódios na história da Guerra Fria.

Sobre o autor: James B. Donovan (1916-1970) foi comandante da Marinha durante a Segunda Guerra Mundial e, mais tarde, conselheiro geral da Agência de Serviços Estratégicos. Logo depois, tornou-se promotor durante o principal julgamento de Nuremberg. Foi ainda candidato democrata ao Senado americano em 1962 e presidente do Conselho de Educação da cidade de Nova York.

Uma Ponte entre Espiões
Autor: James B. Donovan
Tradução: Alessandra Bonrruquer
Editora: Record
Páginas: 490
Preço: R$ 49,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.