A Máquina da Lama – Histórias da Itália de hoje

Diante de um auditório lotado, Saviano contou histórias sobre a Itália contemporânea. Falou dos negócios da máfia calabresa em Milão, do lixo que enriquece a Camorra em Nápoles. Descreveu, em detalhes, o processo de intimidação e compra de votos pela máfia em período de eleições com o objetivo de eleger representantes que venham a defender
seus interesses. Tratou de uma história que rendeu muita polêmica na Itália, o drama de um homem doente que lutou pelo direito de morrer com dignidade e depois teve proibida pela Igreja uma missa em sua homenagem. Contou ainda o caso dos estudantes que moravam em um prédio construído em desrespeito às leis e que morreram vítimas de um terremoto.

Vieni via con me chocou a Itália. As falas de Saviano irritaram o governo, provocaram políticos dos mais diversos partidos e conquistaram o público. O programa superou a audiência do Grande Fratello (o Big Brother local) e de uma partida entre Inter de Milão e Barcelona, em que disputavam a Liga dos Campeões. Ao lançar este livro, Saviano disse:
“A livraria é um local de aprofundamento e reflexão que aterroriza o poder. A Camorra não tem medo de mim e das minhas palavras, mas de quem as lê, pois com os leitores a palavra vira ação”.

Além de versões revistas e ampliadas dos monólogos que Saviano apresentou na televisão, o livro traz três ensaios publicados no jornal italiano La Repubblica em 2011.

Em “Autorretrato de um chefão”, o primeiro deles, transcreve as conversas que teve com um ex-mafioso. Acusado de trinta homicídios, Maurizio Prestieri liderou uma facção da Camorra e conta em detalhes como funciona o lucrativo comércio de cocaína, bem como os rituais de sangue da máfia napolitana. Convertido em informante da polícia, hoje
Prestieri vive escondido, como o próprio Saviano, que vive sob escolta policial desde que Gomorra foi publicado. Nos agradecimentos, o autor cita, entre outros, “os catorze homens da minha escolta, que aceitaram passar muito tempo longe de casa com um sorriso nos lábios e com muita disciplina, apoiando meu trabalho”.

Sobre o autor: Roberto Saviano nasceu em Nápoles, em 1979. Entre outros títulos, é autor do best-seller internacional Gomorra (Bertrand Brasil, 2008), que foi traduzido em mais de quarenta países, ultrapassou 10 milhões de cópias vendidas e originou o filme de mesmo nome, vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes em 2008. É colaborador de jornais como La Repubblica, The New York Times, El País e Die Zeit. Premiadíssimo, já foi convidado a fazer um discurso sobre a liberdade de expressão na Academia Sueca.

A Máquina da Lama
Histórias da Itália de hoje
Autor: Roberto Saviano
Editora: Companhia das Letras
Tradução: Joana Angélica d’Avila Melo
Páginas: 160
Preço: 29,50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.