Mostra Roberto Farias traz filmes raros do diretor

Responsável por uma filmografia fundamental do cinema brasileiro, Roberto Farias completa 80 anos em 2012 e recebe as homenagens do Centro Cultural Banco do Brasil na mostra Os múltiplos lugares de Roberto Farias.

Dos dias 07 a 26 de agosto (Rio de Janeiro), 05 a 16 de setembro (São Paulo) e 18 a 30 de setembro (Cinemateca Brasileira), o público poderá conferir o trabalho de Roberto numa retrospectiva com algumas de suas principais obras. Serão exibidos cerca de 20 longas-metragens, entre filmes conduzidos por ele como diretor e outros nos quais foi produtor, roteirista e técnico.

Como diretor, produtor, distribuidor, empresário e, ainda, articulador de políticas para o desenvolvimento do audiovisual, Roberto desempenhou uma trajetória profissional que se confunde, nos últimos 60 anos, com a própria História do cinema brasileiro. Da Chanchada ao Cinema Novo, da gestação da Embrafilme, passando pelos diálogos com a televisão e chegando até a “retomada” e os dias de hoje, ele representa, para além de suas próprias realizações, conquistas, promessas e impasses enfrentados pela área do audiovisual no país.

Os múltiplos lugares de Roberto Farias busca resgatar esta história e oferecer às novas gerações o acesso a filmes clássicos, como “Pra Frente Brasil” (1982), “Assalto ao Trem Pagador” (1962), “Selva Trágica” (1963) e “No Mundo da Lua” (1958), e inusitados, como, entre 1968 e 1971, a trilogia pop estrelada pelo “Rei” Roberto Carlos, o documentário sobre o automobilista Emerson Fitipaldi e “Os Trapalhões no Auto da Compadecida” (1987).

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.mostrarobertofarias.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.